Menu
Brasília

Cemitérios vão ter horário especial no feriado de Finados 

As unidades do Campo da Esperança vão abrir uma hora mais cedo no dia, às 7h

Redação Jornal de Brasília

31/10/2025 8h54

cemiterio

Foto: Divulgação/Sejus-DF

Por Larissa Barros

No próximo domingo (2), feriado de Finados, os cemitérios do Distrito Federal terão horário especial. As unidades administradas pelo Campo da Esperança, localizadas na Asa Sul, Brazlândia, Gama, Planaltina, Taguatinga e Sobradinho, vão abrir uma hora mais cedo, às 7h, e permitir a entrada de visitantes até as 18h. As atividades internas seguem até as 19h.

No cemitério da Asa Sul, três portões vão estar abertos: o principal, o do Parque da Cidade e o do Setor Policial. A entrada de veículos, porém, será restrita na Asa Sul, Taguatinga, Gama e Sobradinho, apenas carros com autorização de vagas especiais para idosos, pessoas com deficiência ou autistas vão poder acessar. Já em Planaltina e Brazlândia o acesso será exclusivo para pedestres. Em todas as unidades, a entrada de visitantes ocorrerá pelos portões principais, com sinalização e fiscalização de trânsito reforçadas.

Para facilitar a circulação do público, o transporte interno gratuito será oferecido nos quatro maiores cemitérios do DF, Asa Sul, Taguatinga, Gama e Sobradinho, com vans circulando a cada 15 minutos, em média. Atendentes estarão disponíveis para auxiliar na localização de jazigos, que também poderá ser feita por meio de terminais de consulta e QR codes instalados nas entradas. Ao todo, 21 funcionários extras e 174 colaboradores vão reforçar o atendimento ao longo do dia.

A segurança terá com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e outros órgãos do GDF. Neste dia, os vendedores ambulantes não vão poder circular nas áreas internas. Representantes de diferentes religiões estarão presentes com programações próprias, e a Arquidiocese de Brasília vai realizar missas nos seis cemitérios.

Comércio de flores está otimista com vendas no feriado

O feriado de Finados deve impulsionar as vendas de flores e velas no Distrito Federal. De acordo com pesquisa do Instituto Fecomércio-DF com 90 estabelecimentos do setor, o clima é de otimismo entre os empresários, que esperam maior procura por produtos usados nas homenagens do dia.

Segundo o levantamento, 66,7% dos lojistas acreditam que as vendas deste ano serão maiores que as do ano passado, enquanto 31,1% projetam estabilidade e apenas 2,2% esperam queda. A pesquisa aponta crescimento médio de 7,6% nas vendas e um aumento do ticket médio, que deve passar de R$58,40 em 2024 para R$60,33 em 2025.

As flores seguem como a principal forma de homenagem aos entes queridos. As rosas lideram a preferência dos consumidores, com 31,74% das vendas. Na sequência aparecem kalanchoes (16,52%), margaridas (13,48%), crisântemos (13,04%) e lírios (10,87%). Também se destacam as comercializações de girassóis (10%), flores do campo (2,61%), antúrios (1,30%) e outras espécies (0,44%).

Entre os fatores que impulsionam o otimismo do setor, 52% dos entrevistados destacam o forte impacto da data no movimento das lojas. Promoções especiais (23%), diversidade de produtos (10%), qualidade (10%) e preços acessíveis (5%) também foram citados.

Para o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, os resultados demonstram o peso da data para o comércio local. “O Dia de Finados é um momento de lembrança e respeito, mas também representa oportunidade de trabalho e renda para empresários e trabalhadores do setor”, afirma.

Já entre os empresários com projeções menos favoráveis, metade aponta a alta nos preços como motivo principal. A outra parcela afirma que a data não costuma alterar significativamente o fluxo de vendas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado