A troca de comando do Banco de Brasília (BRB), após o afastamento e exoneração do ex-presidente Paulo Henrique Costa, na terça-feira (18), teve novo revés. Celso Eloi declinou do convite e, agora, o novo nome para o comando da instituição será o ex-presidente da Caixa Econômica Federal Nelson Souza.
A previsão é que Souza, indicado pelo ex-presidente da República Michel Temer (MDB), assuma já nesta quarta-feira (19) com aval da Câmara Legislativa.
A chegada do novo presidente ocorre em meio a um ambiente de tensão e expectativa. Nelson Souza já iniciou uma auditoria ampla no BRB, um movimento chancelado pelo Banco Central e por agentes do mercado financeiro.
Segundo fontes, a nova gestão iniciará um pente-fino nos diversos contratos firmados na gestão de Paulo Henrique Costa, a pedido do Banco Central.
Mantidas as previsões do presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz (MDB), o novo presidente do BRB deverá ser sabatinado na Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (Ceof) na próxima segunda-feira (24) e, tudo correndo dentro da normalidade, ter o nome levado à aprovação no plenário na terça-feira (25).
Desistência
O nome de Celso Eloi havia sido cotado para a presidência, mas ele declinou do convite por questões pessoais de saúde.