Isa Stacciarini
isa.coelho@jornaldebrasilia.com.br
A Companhia Energética de Brasília (CEB) garantiu que não existe nenhuma possibilidade de faltar energia para a Copa do Mundo de 2014. Segundo a companhia, de um total de 11 empreendimentos como construções de subestações, Linha de Transmissão de Alta Tensão e Linha de Transmissão de Média Tensão, dez deles serão entregues até julho de 2013.
A declaração da CEB foi feita após divulgaçã o de relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), concluído em dezembro do ano passado, onde é estimado um atraso em 90,9% das ações que fazem parte do Plano de Obras da Companhia Energética de Brasília (CEB) para a Copa do Mundo de 2014.
Subestação
Além do campeonato, a CEB ainda confirmou a distribuição de energia para a Copa da Confederações, que já acontece em junho deste ano. A companhia avisou que para o evento mundial de 2014, o Estádio Nacional de Brasília ganhará uma subestação compacta, cujo equipamento virá da Coreia, e será instalado nas imediações do estádio. A subestação está projetada para o abastecimento do estádio, e também para a área central de Brasília.
A energia elétrica será oriunda da subestação do Sudoeste, cujas obras de ampliação estão 50% concluídas, além da Subestação de Brasília Centro, onde 47% da ampliação está prontas.
O diretor de Engenharia de Distribuição da companhia, Mauro Martinelli, confirmou que as medidas estão sendo traçadas para que, em nenhuma hipótese, falte energia no estádio durante as competições esportivas.