A rede de distribuição de energia de Ceilândia está sendo toda fotografada. A ação é da CEB Distribuição (CEB-D) com o objetivo de inventariar toda a estrutura de distribuição de energia do Distrito Federal e vinculá-la a cada unidade consumidora. Para isso é necessário que cadastristas autorizados pela empresa fotografem, também, os medidores de consumo dentro das residências.
“Este inventário vai nos dar informações detalhadas de toda a rede, de forma que poderemos identificar as causa dos problemas mais localizados e resolvê-los com antecedência”, explica o diretor de Engenharia da CEB, Mauro Martinelli.
Em Ceilândia, o trabalho deve ser concluído ainda neste mês de agosto. O Inventário dos Ativos do Sistema de Distribuição de Energia Elétrica (IAD) vai atualizar a Base de Dados Técnicos Digitais da CEB. Na prática, toda a rede será fotografada, a partir da subestação até o ponto em que ela chega ao consumidor. O registro abrangerá todas as redes e linhas de distribuição (aéreas, subterrâneas e submersas, de baixa, média e alta tensão), estações transformadoras e subestações.
O trabalho vai ajudar a aprimorar a gestão da rede elétrica, diminuindo a quantidade de problemas como sobrecargas e perdas de energia. Também será possível à CEB diminuir a aquisição de equipamentos de rede e os custos de manutenção, além de evitar desligamentos das unidades consumidoras e, consequentemente, diminuir do número de multas recebidas pela empresa por não atingir as metas de continuidade estabelecidas pela ANEEL.