Menu
Brasília

CEB formaliza migração dos empregados da Ipes para a Holding

A garantia de manutenção dos empregos do quadro funcional da companhia foi um compromisso firmado pela CEB e pelo Governo do Distrito Federal

Redação Jornal de Brasília

26/06/2023 21h05

Foto: AFP

A Companhia Energética de Brasília (CEB) realizou, na manhã desta segunda-feira, 26, o evento de entrega dos aditivos aos contratos dos empregados da subsidiária CEB Ipes, que agora passam a compor o quadro funcional da Holding da companhia.

A incorporação dos empregados da CEB Ipes para a Holding foi um compromisso firmado pelo presidente da CEB, Edison Garcia, e o governador Ibaneis Rocha com os empregados da companhia durante a discussão do PL nº 3069/22, que transferiu a concessão do serviço de iluminação pública à CEB pelos próximos 30 anos.

Segundo a proposta aprovada, o GDF descentraliza a concessão do serviço de iluminação para uma empresa pública de capital majoritariamente público (CEB) pelo prazo de 30 anos
O projeto, aprovado pela Câmara Legislativa do DF (CLDF) no último dia 20 de junho, inclui a iluminação pública como negócio da companhia, que a partir da assinatura do contrato com o poder concedente (GDF) poderá investir recursos próprios na operação, com o objetivo de agilizar a execução do programa de eficiência energética Luz que Protege.

A solenidade contou com a presença do secretário executivo de Relações Parlamentares, Maurício Carvalho, representando o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, e dos deputados distritais João Cardoso, Pepa, Pastor Daniel de Castro e do líder do governo na Câmara Legislativa, Robério Negreiros.


Em sua fala, Edison Garcia, exaltou o empenho do quadro de empregados para a aprovação do projeto de lei, inclusive se fazendo presente na CLDF no dia da votação. Garcia agradeceu a participação de todos os parlamentares no debate da proposta, mencionando a dedicação da deputada Daisy Amarilio, presidente da Comissão de Assuntos Sociais, na análise da matéria. Edison Garcia finalizou seu discurso frisando a importância da atuação do líder do governo, Robério Negreiros, para a aprovação do projeto na Câmara Distrital.

Luz que Protege

O programa Luz que Protege tem como principal meta substituir todas as 306 mil luminárias do DF por modelos LED nos próximos três anos. Com a concessão, a CEB passa a ser gestora do serviço de iluminação pública, inclusive dos recursos da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), pelo período de 30 anos.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado