Menu
Brasília

CBMDF utiliza aeronave no combate a incêndios em vegetação no Distrito Federal

Operação Verde Vivo intensifica ações aéreas e terrestres para controlar focos de fogo na capital federal

Redação Jornal de Brasília

04/08/2025 23h06

captura de tela 2025 08 04 230424

Divulgação/CBMDF

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) empregou, na tarde desta segunda-feira, uma aeronave no combate a incêndios florestais em diferentes regiões do Distrito Federal.

A aeronave NIMBUS 01 decolou do Aeroporto Internacional de Brasília com capacidade máxima de 3.200 litros de água, sendo inicialmente direcionada para uma ocorrência de incêndio em vegetação na Região Administrativa de Brazlândia. As chamas se aproximavam de um posto de combustíveis e das obras de duplicação da rodovia BR-080, representando risco à segurança da área.

O apoio aéreo foi acionado para reforçar o trabalho das equipes terrestres que já atuavam no local. Após o controle da situação, a aeronave seguiu para uma nova ocorrência nas proximidades do aterro sanitário, na Região Administrativa de Samambaia, onde o fogo também avançava sobre a vegetação.

Após 1 hora e 25 minutos de operação, a NIMBUS 01 retornou à base do 2º Esquadrão de Aviação Operacional, tendo realizado o lançamento total de 3.000 litros de água.

Desde o dia 1º de agosto, o CBMDF está em fase de combate avançado da Operação Verde Vivo, intensificando as ações de enfrentamento aos incêndios florestais, com reforço no efetivo e maior prontidão para atendimento às ocorrências.

Somente no último domingo, 03 de agosto, foram registradas 47 ocorrências de incêndio em vegetação em todo o Distrito Federal. Os dados são consolidados diariamente, após as 8h da manhã.

O CBMDF reforça a importância da colaboração da população no combate aos incêndios, evitando queimadas e denunciando focos de fogo por meio do telefone de emergência 193.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado