Menu
Brasília

CBMDF registra quase mil hectares queimados no DF durante operação contra incêndios florestais em 2025

Os dados fazem parte do balanço parcial da Operação Verde Vivo (OPVV), realizada anualmente para enfrentar o período de estiagem e queimadas no DF

João Victor Rodrigues

08/07/2025 11h49

Foto: CBMDF

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) já atendeu, até o dia 3 de julho de 2025, um total de 549 ocorrências de incêndios em vegetação, com uma área queimada estimada em 988 hectares (9,88 milhões de metros quadrados).

A operação, que começou em 30 de abril e está prevista para ser encerrada em 30 de novembro, no início do período chuvoso, integra os esforços do Governo do Distrito Federal no combate e prevenção a incêndios florestais. Em 2024, durante o mesmo período da operação, o CBMDF atendeu 8.545 ocorrências, com área queimada estimada em 22.250 hectares (222 milhões de metros quadrados). Contudo, o monitoramento por satélite, que inclui áreas queimadas por ações preventivas e incêndios não combatidos diretamente pelo Corpo de Bombeiros, elevou a área total afetada para 38.080 hectares.

Entre os maiores incêndios registrados no ano passado estão áreas de preservação ambiental e regiões rurais, como a Floresta Nacional de Brasília (FLONA I), que teve 2.610 hectares queimados em setembro, o Parque Nacional de Brasília (1.630 hectares) e a Chapada Imperial (1.240 hectares).

O Grupamento de Proteção Ambiental do CBMDF, responsável pela OPVV, esclarece que os números apresentados não incluem chamadas falsas, incêndios em entulho ou lixo, e casos que não configuram fogo em vegetação.

Com a chegada do período seco, a corporação alerta a população sobre o aumento dos riscos de incêndios e problemas respiratórios provocados pela fumaça, especialmente entre crianças e idosos. O CBMDF reforça orientações de prevenção, como evitar queimadas para limpeza de terrenos, não descartar bitucas de cigarro em áreas secas e manter aceiros em propriedades rurais.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado