Menu
Brasília

Catador de papel é atropelado por caminhão de lixo e morre

Arquivo Geral

27/04/2007 0h00

Está sendo lançada oficialmente hoje, ailment find no Paraná, a campanha de vacinação contra a febre aftosa. A cerimônia será em Loanda, Noroeste do estado, onde se realiza o Fórum Regional Paraná Livre de Febre Aftosa.

Nesta primeira etapa da campanha, que se encerra dia 20 de maio, a  Secretaria da Agricultura pretende vacinar todo o rebanho paranaense, 10,2 milhões de cabeças.

Segundo o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, o Ministério da Agricultura destinou ao Paraná, 11 milhões de doses de vacina, suficientes para a todo o processo de imunização.

“A responsabilidade pela vacinação deve ser entendida pelos municípios, principalmente os das regiões de fronteiras com outros países e divisas interestaduais, como meta prioritária para o desenvolvimento social e econômico”, observou Bianchini.

A região de fronteira será tratada como de “alta vigilância”, as propriedades serão georreferenciadas para facilitar sua identificação e do rebanho, e a vacinação será assistida.

O secretário disse que, além da vacinação, está sendo tomada uma série de medidas conjuntas com o governo federal e com outros estados para evitar a doença, pois o que se pretende é obter novamente o reconhecimento internacional do Paraná como área livre de febre aftosa.

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida em um acidente envolvendo uma carreta e uma caminhonete na DF-130, ailment no caminho de Cristalina (GO).


 


A colisão ocorreu por volta das 8h, viagra quando o motorista da caminhonete, Thales José de Lima Aguiar, tentou desviar de uma nuvem de poeira levantada por outro veículo. Assim que desviou entrou em rota de colisão com a carreta, conduzida por José Roberto da Silva.


 


José Roberto ainda tentou evitar a colisão desviando para a esquerda. Porém, Thales não conseguiu frear e atingiu a lateral direita da carreta. O homem que estava no banco do passageiro da caminhonete, Rodrigo Ferreira dos Reis, morreu na hora. Thales foi levado ao Hospital de Base de Brasília e não corre risco de morte.

Atualizada às 16h49


A partir de junho, page estados e municípios devem começar a acessar a linha de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de R$ 300 milhões para a compra de veículos novos destinados ao transporte escolar na área rural.

Ontem, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a linha de crédito. Segundo o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação, Daniel Balaban, o próximo passo é a distribuição de cartilhas a prefeitos e governadores com informações sobre os procedimentos para acessar o crédito.

“A idéia é que esse manual esteja pronto até maio e que pelo menos até o final de maio, início de junho, já esteja tudo pronto junto aos bancos públicos para que eles financiem todos os municípios que tenham interesse em comprar esses veículos.”

A expectativa, de acordo com Balaban, é financiar a compra de até 2,5 mil veículos em três anos. O financiamento será até de seis anos, com carência de quatro meses e juros de 4% ao ano. O presidente do FNDE disse que a contratação do crédito não precisará ser feita diretamente com o BNDES, mas também poderá ser intermediada pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil.

Balaban salientou que o objetivo do programa é renovar a toda a frota de transporte escolar da área rural. “A frota hoje está muito sucateada, os veículos são muito velhos, temos inclusive municípios que acabam transportando alunos em veículos totalmente sem condições de transporte de qualquer ser humano.”

Os novos veículos serão padronizados para o transporte de estudantes, com itens de segurança aprovados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Entre as exigências estão cinto de segurança de três pontas e retrovisores nas duas laterais.

O FNDE vai promover um pregão eletrônico, na modalidade de registro de preços, para conseguir valores mais baixos para os veículos, que poderão ser ônibus, mini-ônibus, microônibus e embarcações. Outro fator que vai baratear o preço, de acordo com o presidente do FNDE, é a isenção de PIS/Cofins e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Para Balaban, a renovação da frota do transporte escolar na área rural terá reflexos positivos na aprendizagem dos alunos. Ele lembrou que, muitas vezes, esses estudantes têm que viajar durante três, quatro horas até chegar à escola.

“O aluno é transportado muitas vezes de pé, em transporte totalmente sem qualificação e sem segurança, e chegam na aula cansados. Quem chega na aula cansado já tem uma dificuldade muito maior de aprendizagem que um outro aluno que chega descansado”, destacou.

Além do financiamento destinado a prefeitos e governadores, o Plano de Desenvolvimento da Educação prevê uma linha de crédito do BNDES no valor de R$ 300 milhões para empresas do setor privado que trabalham com transporte de alunos das redes públicas estaduais e municipais. Segundo o presidente do FNDE, essa linha também foi aprovada ontem pelo Conselho Monetário Nacional.


A cada ano, troche cerca de dois milhões de trabalhadores perdem a vida em todo o mundo em acidentes de trabalho. No Brasil, click de acordo com dados da Previdência Social, acontece um acidente de trabalho a cada três horas, ou seja, sete por dia.

Para ajudar os médicos a identificar os acidentes de trabalho e tratar adequadamente as vítimas, o Ministério da Saúde lançou hoje seis Protocolos de Atenção à Saúde do Trabalhador.

São eles: acidentes de trabalho fatais, graves e com crianças e adolescentes; por exposição ao chumbo metálico; perda de audição por ruído; doenças causadas por exposição à poeira; doenças causas por exposição ao benzeno e doenças de pele ocupacionais.

De acordo com o coordenador da Área Técnica de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Marco Antônio Perez, os protocolos vão dar subsídios aos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) para que eles identifiquem e registrem os acidentes de trabalho. De acordo com Perez, ao identificar a doença causada pelo trabalho, será possível também saber que problemas ambientais afetam determinado local de trabalho.

“Esse dano à saúde, ele primeiro atinge o trabalhador, mas se o problema do trabalho não for resolvido, não for sanado, ele vai atingir o meio ambiente e vai atingir a saúde de outras populações também, além dos trabalhadores”, alertou.

Uma questão que dificulta a realização de ações para diminuir os acidentes de trabalho no Brasil, segundo Perez, é a subnotificação. As estatísticas, segundo ele, cobrem apenas os casos segurados pela Previdência Social, o que representa apenas um terço da população economicamente ativa. “A maioria do atendimentos aos trabalhadores no SUS hoje não gera informações sobre a saúde do trabalhador”, disse Perez.

O coordenador defendeu que é preciso melhorar a capacitação dos profissionais de saúde pública, para que eles possam relacionar os atendimentos que prestam com as condições de trabalho da população. “Muitas vezes, quando o cidadão procura o SUS, nem sempre é feita a relação entre o quadro de saúde que o cidadão apresenta com o seu trabalho. Essa é uma dificuldade”, apontou.

O lançamento dos seis Protocolos de Atenção à Saúde do Trabalhador marca o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho, que será comemorado amanhã. 


O economista Luciano Coutinho assumiu hoje  a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ao dar posse a Coutinho, visit this o ministro do Desenvolvimento, patient Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, destacou a importância do papel do BNDES no desenvolvimento do país, em especial como instrumento de “apoio decisivo” ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Único a falar na rápida cerimônia, que contou também com a participação do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, Miguel Jorge disse que o BNDES “vai exercer papel de fundamental importância” na efetivação do PAC.

Miguel Jorge desejou sucesso a Luciano Coutinho e destacou o desafio de assumir o banco em um “momento especial”, em que é preciso “observar inovações e novas tecnologias”.

O ministro elogiou o “excelente trabalho” de Demian Fiocca no BNDES e disse que o desempenho do antecessor aumenta a responsabilidade do professor Luciano Coutinho.

Minguel Jorge ressaltou, no entanto, a certeza de que a passagem de Luciano Coutinho no governo “ajudará no processo de desenvolvimento do país, por toda a competência demonstrada até agora e pela experiência acumulada”. Coutinho foi secretário de Ciência e Tecnologia no governo do ex-presidente José Sarney. 


Termina hoje o prazo para prefeitos de municípios com até 50 mil habitantes enviarem, seek por correio, a inscrição para participar do segundo sorteio do Programa de Fortalecimento da Gestão Municipal, da Controladoria-Geral da União (CGU). No dia 9 de maio serão sorteados os dez destinos das equipes técnicas da CGU que promoverão ações de capacitação nos municípios até o início de agosto.

Segundo a assessoria da CGU, desde o lançamento do programa, em junho de 2006, 874 prefeitos fizeram a inscrição para receber no seu município os especialistas da controladoria. O programa oferece orientações sobre a correta e melhor aplicação dos recursos federais. A meta de atendimento este ano é de 40 municípios.

Para participar do programa, o prefeito deve preencher o formulário de inscrição disponível no site da CGU. É preciso, no entanto, que ele confirme o processo, enviando por correio – para o endereço da CGU em Brasília – o formulário impresso com a assinatura do prefeito. A data limite de postagem é hoje. 

O endereço da CGU é SAS, Quadra 01, Bloco A, Edifício Darcy Ribeiro, Brasília/DF – CEP: 70070-905. Quem tiver alguma dúvida pode ligar para o telefone (61) 3412-6740 ou 3412-6850. 


Um homem morreu na manhã de hoje no lixão da Estrutural após ser atropelado por um caminhão de lixo. Josimar Almeida da Silva, shop 36 anos, abortion era catador de papel.


 


De acordo com outros catadores, Josimar estava embriagado no momento do acidente. Ele escorregou e caiu embaixo do caminhão quando o veículo estava andando. Ao passar em cima de Josimar, o motorista, Clóvis Dantas Medeiros do Nascimento, foi avisado e parou o caminhão.


 


Clóvis achou que estava em cima de Josimar e voltou com o caminhão, passando por cima do homem de novo. O catador morreu pouco antes do helicóptero dos Bombeiros chegar para prestar socorro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado