Menu
Brasília

Casos de dengue diminuem 88% em 2011 no DF

Arquivo Geral

04/01/2012 19h51

Os casos de dengue no Distrito Federal tiveram uma redução de 88% em 2011 em relação ao ano de 2010.  Segundo o informativo epidemiológico da dengue de 2011 divulgado nesta quarta-feira (4) pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, dos 6.864 casos de suspeita de dengue notificados, apenas 1.499 foram confirmados. Em 2010, 12 mil casos da doença foram confirmados, sendo que mais de 20 mil foram notificados.

Em 2011 houve ainda a redução no número de mortes decorrentes da doença. Em 2010 foram seis mortes contra três em 2011. Ainda assim, o DF não tem o que comemorar. É que, apesar da redução, em 2009 a unidade de federação registrou apenas 1982 notificações e 593 casos confirmados.

As regiões de Planaltina e Samambaia foram as que tiveram a maior quantidade de notificações, com 1069 e 876 casos, respectivamente. Em seguida vêm Ceilândia com 479, Taguatinga com 423 e Santa Maria com 379.

Nesta quarta-feira (4), o governo federal anunciou que 1.159 municípios irão receber verbas 20% acima do previsto no Teto de Vigilândia e Promoção à Saúde para o combate e prevenção da dengue.

No total, o governo destinará R$ 92 milhões do Fundo Nacional de Saúde para esses municípios e o Distrito Federal mediante assinatura de um termo de comprometimento. Os prefeitos, em contrapartida, ficam encarregados de aumentar a vigilância e a prevenção ao mosquito transmissor, melhorar as notificações e a estrutura de atendimento aos pacientes que apresentarem os sintomas da doença.

 O motivo do aumento de recursos é a preocupação do governo com a evolução dos casos de dengue no país durante o verão – período mais propício para a proliferação do mosquito transmissor.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado