Menu
Brasília

Casas de idosos tomam medidas de prevenção ao coronavírus

As medidas de prevenção aos funcionários foram tomadas para assegurar que parte do grupo mais vulnerável desta pandemia enfrente o período de forma ilesa

Vítor Mendonça

16/04/2020 13h28

Veículos que entram no Lar dos Velhinhos precisam ser esterilizados. Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

Cuidar de si em tempos de coronavírus exige atenção redobrada em muitos aspectos. Quando se trata de cuidar da vida daqueles do grupo de risco, o desafio se torna ainda maior. Cerca de 15% dos casos de covid-19 no Distrito Federal estão concentrados na faixa etária acima dos 60 anos de idade. Dependendo de outros fatores, a doença pode ser fatal. Em casas de idosos, medidas de prevenção aos funcionários foram tomadas para assegurar que parte do grupo mais vulnerável desta pandemia enfrente o período de forma ilesa.

Pensando na fragilidade dos idosos, o Lar dos Velhinhos Maria Madalena, do Instituto Integridade, no Núcleo Bandeirante, e a associação Vital Lar, no Gama, estabeleceram que os funcionários de cada uma das casas somente passassem a exercer as atividades de cuidado após um banho nos vestiários das unidades. Nos dois locais, a higienização é constantemente reforçada e realizada conforme as instruções passadas pelos órgãos de saúde do DF, Brasil e mundo. Além de visitas de familiares e voluntários, os passeios, comuns anteriormente, também foram suspensos. Os internos conversam com os entes por videoconferências.

O Instituto Integridade, que administra a casa de idosos no Núcleo Bandeirante, também adotou sistema de desinfecção dos veículos da organização assim que voltam de alguma incumbência nas ruas da cidade. Em carros e caminhões, solução química desinfetante é lançada nos pneus e latarias como medida de higienização. Somente está autorizada a entrada da frota da instituição. Pelos mesmos motivos de segurança, os funcionários do local passaram a estacionar no espaço externo da casa.

Cuidados de quem cuida

“Eu estou passando tanto álcool em gel que estou com medo de ser parado em uma blitz e me multarem por detectarem álcool no meu organismo”, brinca Leonardo Tavares, psicólogo do Lar dos Velhinhos Maria Madalena. De acordo com ele, os cuidados para manter a saúde dos idosos preservada do novo coronavírus ultrapassam a higienização no local de trabalho. “Chego [na instituição] com uma roupa e troco pela que uso aqui. […] Em casa eu preparei aquela ‘área suja’ que os especialistas recomendam ter para quando chegar da rua. Ali eu tiro minha roupa, coloco dentro de uma sacola separada e vou tomar outro banho.”

Leonardo Tavares higieniza constantemente as mãos com álcool em gel. Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

De acordo com o psicólogo, a aproximação com os anciãos do Lar também passou a ser reduzida. “Hoje em dia, em virtude da covid-19 e das orientações dos órgãos de saúde, nós evitamos o contato com os idosos da casa para resguardar a saúde deles. Alguns chegaram a questionar esse distanciamento, mas nós explicamos o porquê de tais medidas e tais ações”, relata Leonardo. Todas as informações sobre a doença já foram passadas para os abrigados, segundo a instituição.

A assistente social Lorena Sidor, 25, que também trabalha na instituição do Núcleo Bandeirante, afirmou que a falta de contato físico nesta quarentena e as constantes notícias negativas sobre o quadro mundial frente ao coronavírus gerou certa melancolia nos idosos. “De início observamos que eles estavam um pouco mais depressivos. Associamos isso ao excesso de informações sobre o assunto e montamos estratégias para tentar reverter. Entre outras coisas, controlamos o acesso às notícias pela TV. Eles sabem do que está acontecendo, porque têm acesso pela internet, mas não está como antes, sem nenhum tipo de filtro”, explicou. Segundo ela, os televisores agora transmitem canais de histórias, músicas e clipes. A transmissão dos principais jornais e noticiários, entretanto, se mantém.

Moradora do Núcleo Bandeirante, a assistente social garantiu que “o mesmo cuidado aqui [Lar dos Velhinhos Maria Madalena] é o mesmo dentro de casa”. Da família, ela é quem tem saído de casa nesta quarentena, enquanto “o marido faz home office e o home babá” com o filho, brinca. Apesar do DF concentrar os melhores índices de isolamento do país, Lorena considera que a preocupação não tem sido geral. “Boa parte da população já se mobilizou e está envolvida no processo, mas precisa melhorar. Penso que os afrouxamentos do isolamento e a posição do presidente, isso acaba encorajando as pessoas a saírem mais de casa, o que é muito sério”, opina.

Na clínica Vital Lar, algumas atividades em grupos também foram restringidas. As terapias que envolviam mais pessoas foram adaptadas para que o número de pessoas fosse reduzido, além do quadro de funcionários, como explica a enfermeira responsável da casa, Ana Isabel. “Nós mudamos a escala e diminuímos a quantidade de pessoas vindo de fora e a movimentação aqui dentro. Também fizemos uma reunião com os funcionários para mantenham os cuidados fora da clínica também.” O contato com os anciãos da instituição não é mais como antigamente. “Estamos mantendo uma distância e o contato maior só acontece em questões como banho e para colocá-los na cama, que não há como evitar”, continua Isabel.

Funcionários foram orientados a usar máscaras. Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

Gracilene Pinheiro é uma das funcionárias da clínica para idosos e conta que os cuidados de higiene se estendem para além do ambiente de trabalho, onde passa 12 horas do dia. “Quando vou para casa, tiro a roupa da clínica no trabalho mesmo e coloco a minha para ir. Chegando lá [em sua residência], já vou tomar outro banho e a roupa que usei, por mais que tenha passado pouco tempo na rua, coloco dentro de uma sacola e em seguida coloco para lavar”, relata.

Segundo a cuidadora, os idosos sentem falta do contato físico, mas entendem que as mudanças são necessárias para a própria segurança. “Eles são bem carinhosos. Só podemos fazer todos os procedimentos se estivermos equipados, e eles ainda pedem abraço. Tivemos uma reunião sobre como lidar com essa situação e eles também tiveram uma pequena palestra para manter as higienes conforme as orientações de saúde”, disse.

Idoso morador do Lar dos Velhinhos Maria Madalena. Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

Doações

Por mais que não receba mais visitas de voluntários temporariamente, o Lar dos Velhinhos Maria Madalena ainda recebe doações. De acordo com o psicólogo Leonardo, os itens necessários atualmente são fraldas geriátricas tamanho G, e alimentos ricos em proteína, como carnes e frango. As entregas podem ser feitas na entrada do local ou solicitado que se entregue por delivery à casa. O álcool em gel e líquido é outro material preciso neste momento. “No último mês gastamos 75 litros de álcool em gel e 130 litros de álcool líquido”, ressaltou o profissional de saúde.

Uma das pessoas que se mobilizou para ajudar o abrigo foi Joelma Bonfim, 41, profissional de saúde na rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, que entregou mantimentos recolhidos em um projeto chamado “Empatia que contagia”, criado nesta semana com o marido Thiago. “É algo simples entre amigos e divulgamos no trabalho. Conseguimos 174 kg de alimentos de segunda para terça”, comentou. “A gente ouve a vida toda do aconselhamento de Jesus pelo amor ao próximo e a correria do dia a dia nos tira um pouco desse olhar. E, nesse momento de crise, fazemos uma reflexão e percebemos que são nessas horas que o sentimento de bondade precisa aflorar, e todo ser humano tem”, acredita a profissional de saúde.

Joelma levando doações. Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado