Os brasileiros Vilson Conceição e Wladimir Moreno entraram para a história do esporte nacional nesta sexta-feira, ao se tornarem os primeiros atletas a conseguirem uma medalha pan-americana em um evento de canoa. Eles ficaram na segunda colocação do C2 1000m, atrás apenas dos favoritos cubanos Karel Aguilar e Serguey Torres.
A canoa verde e amarela ficou perto da embarcação caribenha, cruzando a linha de chegada em 3min49s307. Aguilar e Torres terminaram pouco menos de 1,5s à frente, com 3min47s857 e faturaram o segundo ouro do país na canoagem velocidade no Rio-2007, já que, momentos antes, o país havia vencido a K4 500m feminino.
Com a medalha de bronze ficaram os venezuelanos Eduard Paredes e Jose Silva, com a marca de 3min51s101, muito próximos dos canadenses Mark Klevinas e Jamie Andison, quartos com 3min51s679.
“Ainda não deu para sentar e parar pensar no que representa esse resultado. É uma emoção eterna, fica na história”, comemorou Wladimir Moreno. “Durante a noite, vou pensar. Hoje, a prata vale muito mais que o ouro. Enfrentamos canadenses e cubanos, que estão em nível mundial. Já perdemos feios para eles no passado”, completou.
Um fato que valoriza ainda mais a medalha conquistada é o tempo de parceria dos brasileiros. Vilson Conceição e Wladimir Moreno fizeram apenas dois meses de preparação para a disputa do C2 1000m. Agora, ficam confiantes para buscar uma nova medalha neste sábado no C2 500m. O grande objetivo dos atletas será diminuir a adrenalina pela conquista nesta sexta-feira.
“Tudo que precisava já fizemos para essa prova. Agora vamos descansar, descontrair. Não vamos perder nada de hoje para amanhã na questão de treinos”, comentou Wladimir Moreno.