Vista pelas brasileiras como a principal adversária do grupo A na primeira fase do Pan-americano, a seleção feminina do Canadá estreou bem e massacrou o Uruguai por 7 x 0 no estádio Miécimo da Silva, na tarde deste sábado.
Com o resultado, o Canadá foi a três pontos e assumiu a liderança da chave no saldo de gols, mas pode ser ultrapassado por Brasil e Jamaica, que se enfrentam nesta tarde e também somam três pontos. Além disso, a atacante Christine Siclair assumiu a artilharia do torneio ao marcar três vezes na partida.
Já o Uruguai foi novamente goleado (perdeu para o Brasil por 4 x 0 na quinta-feira), segue sem pontos e está praticamente fora do Pan.
O jogo: O Canadá começou arrasador e não demorou muito para evidenciar a sua superioridade técnica. Logo aos sete minutos, Wilkinson recebeu bom lançamento, encobriu a goleira uruguaia e marcou um belo gol.
A equipe canadense seguiu controlando a partida e as uruguaias, mesmo mostrando muita vontade, não conseguiam chegar ao ataque. Após perderem algumas chances de gol, as canadenses ampliaram aos 38 minutos, quando em cobrança de falta ensaiada Hermus desviou para o gol.
Mesmo com duas alterações, o Canadá manteve o ritmo na etapa final. Logo aos dois minutos Matheson quase fez um golaço após o rebote da defesa. Cinco minutos depois, Sinclair começou o seu show particular e marcou o terceiro.
Aos 25, ela aproveitou bate rebate na área uruguaia e só empurrou para o gol vazio, marcando seu segundo tento. Sete minutos depois a atacante escorou de cabeça e quase fez outro.
Aos 37, Tancredi marcou o quinto para as canadenses após bom cruzamento da direita. Sinclair, aos 42, e Hermus, aos 47, fizeram o sexto e o sétimo e definiram a goleada.
Na próxima segunda-feira o Canadá pega o Equador no Engenhão e o Uruguai enfrenta a Jamaica novamente no Miécimo da Silva.
![]() |
