Menu
Brasília

Campanha visa prevenção do câncer de pele

Arquivo Geral

18/11/2006 0h00

O ministro britânico de Finanças, patient visit this site Gordon Brown, online seek viajou para o Iraque pela primeira vez neste sábado e prometeu uma quantia extra de US$ 188 milhões para a judar a reconstruir o país.

Brown fez uma visita surpresa para as tropas britânicas no sul do Iraque, na tentativa de promover suas credenciais para assumir o cargo do primeiro-ministro Tony Blair em algum momento no ano que vem.

"O que estou dizendo hoje é que podemos fornecer uma quantia extra nos próximos três anos para ajudar no programa de regeneração econômica", disse Brown a repórteres.

Viajando com o chefe das forças armadas britânicas, Jock Stirrup, Brown vai se reunir com o vice primeiro-ministro iraquiano Barham Salih e com outras autoridades de alto escalão em sua visita à região.

"Estamos comprometidos em ajudar os iraquianos a construir uma na ção democrática que traga segurança e prosperidade a seu povo e tenha uma participação plena na região e na economia mundial", disse Brown anteriormente.

A Grã-Bretanha participou da invasão do Iraque em 2003, liderada pelos EUA para derrubar Saddam Hussein. O país tem 7.200 soldados no sul do Iraque, a maioria estacionada dentro e em volta de Basra. Mas a cidade continua perigosa, com facções xiitas lutando entre si pelo controle.

A visita é a mais recente iniciativa de Brown para aumentar sua participação e aumentar suas chances de suceder Blair.

Cedendo a pressões de dentro de seu partido Trabalhista devido à impopularidade da guerra no Iraque, Blair disse que deixará o cargo dentro de um ano, mas é provável que saia em maio.

Brown é o favorito para assumir o cargo, mas ainda poderá enfrentar uma batalha eleitoral contra o partido Conservador, liderado pelo relativamente jovem David Cameron.

O governo anunciou no mês passado que os soldados que servirem por seis meses no Iraque e no Afeganistão receberão um bônus livre de impostos para ajudar a equilibrar os salários com os colegas norte-americanos.

Apostando na máxima de que prevenir é o melhor remédio, store a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove a VIII Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pele. O atendimento à população está sendo feito neste sábado no posto de saúde nº 8, no Gama, e no Hospital Universitário da Universidade de Brasília (HUB) até às 15h deste sábado.

Os médicos orientam a população sobre a maneira mais saudável de tomar sol, respeitando horários em que o sol está mais fraco, até às 10h e depois das 17h. Além disso, eles fazem exames para detectar sinais da doença ainda no início, pois é nesta fase que o câncer pode ser curado mais facilmente.

"O Programa Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele é uma ação institucional promovida pela SBD desde 1999, cujos objetivos são desenvolver uma cultura de prevenção e transmitir os conhecimentos básicos sobre a doença e os cuidados com a exposição solar", explica o dermatologista Lúcio Bakos, coordenador nacional da campanha.

Pouca gente sabe, mas há como a sociedade fazer um auto-exame que pode detectar a doença em seu primeiro estágio. Basta que a pessoa fique na frente de um espelho e procure feridas que não cicatrizem ou manchas pretas e castanhas que tenham mudado de cor, tamanho e textura. O exame deve ser repetido a cada três meses.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado