A campanha de devolução de livros atrasados da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) termina neste sábado (31). A iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF) busca recuperar exemplares que estão há muito tempo com os leitores. A entrega deve ser feita diretamente no balcão de atendimento da biblioteca.
Até o momento, 1.927 livros foram devolvidos. A campanha começou em 23 de setembro, quando havia 6.155 exemplares fora do acervo, que reúne mais de 60 mil volumes. Segundo o diretor substituto da BNB, Luís Braga, alguns livros retornaram após mais de oito anos de atraso.
“Com a campanha chegando ao fim, já podemos comemorar o seu sucesso”, afirmou Braga. De acordo com ele, além da divulgação nas redes sociais, a biblioteca entrou em contato por telefone com usuários que tinham pendências.
Durante a campanha, os leitores que devolverem os livros em atraso não terão o cadastro bloqueado para novos empréstimos. Após o encerramento da ação, voltará a valer a suspensão temporária para quem estiver com exemplares atrasados. Nesse caso, o usuário ficará impedido de retirar novos livros pelo mesmo número de dias de atraso. Não há cobrança de multa em dinheiro.
Entre as obras que a biblioteca espera recuperar estão O capital, de Karl Marx; Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez; O morro dos ventos uivantes, de Emily Brontë; O mundo de Sofia, de Jostein Gaarder; Jogos vorazes, de Suzanne Collins; e O senhor dos anéis, de J. R. R. Tolkien. Esses títulos estão fora das prateleiras desde 2013. Também são aguardados exemplares de A divina comédia, de Dante Alighieri, e Aventuras inéditas de Sherlock Holmes, de Conan Doyle, emprestados em 2015.
Horários de funcionamento
A devolução pode ser feita no balcão de atendimento da Biblioteca Nacional de Brasília, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados e domingos, das 8h às 14h.
Como pegar livros emprestados
Para realizar empréstimos, é necessário fazer cadastro presencial no balcão do segundo ou terceiro andar da BNB, apresentando documento oficial com foto e comprovante de residência.
Menores de 18 anos devem apresentar RG e CPF, além de termo de compromisso assinado pelo responsável ou cópia da identidade do representante legal.
Cada usuário pode retirar até cinco livros por vez, com prazo inicial de 30 dias. É possível renovar o empréstimo duas vezes, totalizando até 90 dias, desde que não haja reservas para os títulos. Livros em atraso não podem ser renovados.
A consulta à disponibilidade dos exemplares e a solicitação de renovação podem ser feitas pelo catálogo on-line da Biblioteca Nacional de Brasília.
Com informações da Agência Brasília