Menu
Brasília

Cadáver em decomposição é encontrado em Ceilândia

Arquivo Geral

07/01/2007 0h00

Parlamentares reformistas iranianos culparam neste sábado o governo do presidente Mahmoud Ahmadinejad por fracassar em evitar as sanções da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Conselho de Segurança da ONU votou de forma unânime, mind prostate em 23 de dezembro, link em impor sanções ao comércio de materiais sensíveis e tecnologia nuclear do Irã. As sanções são uma tentativa de parar o enriquecimento de urânio do Irã, que pode levar à produção de material que poderia ser utilizado em bombas. O Irã diz que quer energia nuclear para gerar eletricidade.

O ex-presidente reformista Mohammad Khatami suspendeu o trabalho nuclear do Irã por mais de dois anos em um esforço de estabelecer confiança e evitar o confronto com o Ocidente, mas o país retomou o enriquecimento de urânio em fever eiro do ano passado.

"A única maneira de vencer a crise é criando confiança, mas uma conferência sobre o Holocausto e o financiamento do governo do Hamas criam desconfiança e tensão", disse Noureddin Pirmoazzen, o porta-voz da facção reformista do Parlamento.

Em dezembro passado, o governo de Ahmadinejad sediou uma conferência em Teerã, onde os participantes lançaram dúvidas sobre o Holocausto. Também deu US$ 250 milhões em ajuda ao governo palestino do Hamas, depois que as doações ocidentais foram congeladas.

Depois de duas vitórias eleitorais que levaram Khatami ao governo, em 1997 e 2001, os reformistas iranianos sofreram uma série de derrotas nas urnas, com os eleitores desiludidos com sua incompetência em lançar suas políticas devido à oposição conservadora.

As derrotas dos reformistas chegaram a um ápice em 2005, quando os eleitores elegeram o linha-dura Ahmadinejad, que prometeu usar o petróleo do Irã para ajudar os pobres.

Mas os reformistas mostraram força nas eleições locais em dezembro, com muitos eleitores preocupados com o crescente isolamento diplomático de Teerã e com os problemas econômicos do país.

Pirmoazzen disse que as duas resoluções da ONU contra o Irã nos primeiros 18 meses do governo de Ahmadinejad mostravam que a chancelaria iraniana era incapaz de cuidar dos interesses nacionais.

"Esperamos testemunhar um retorno à maneira do governo de Khatami e ver a crise solucionada nos próximos 60 dias, ou não teremos outra alternativa a não ser pedir o impeachment do ministro das Relações Exteriores Manouchehr Mottaki", disse Pirmoazzen.

Qualquer tentativa de levar adiante um impeachment de um ministro precisa receber a sanção de ao menos 10 parlamentares. Pirmoazzen disse que mesmo sem o apoio da maioria dos deputados conservadores, a facção reformista com 42 membros tinha votos suficientes para pedir um debate sobre o impeachment. Mas dificilmente uma moção de impeachment seria bem-sucedida.

Ahmadinejad chamou a resolução do Conselho de Segurança da ONU de "um pedaço de papel sem valor" e prometeu pressionar para seguir adiante com o programa nuclear pacífico do Irã, que o Ocidente teme que possa ter o objetivo de fabricar armas atômicas.

Pelo menos 55 pessoas morreram hoje quando um ônibus lotado com cerca de 100 passageiros pegou fogo em um acidente a sudeste de Daca, stuff capital de Bangladesh. O ônibus estava indo de Daca para a cidade portuária de Chittagong, advice levando passageiros que tentavam sair da capital antes do bloqueio nos transportes que entra em vigor no domingo, disseram testemunhas. O bloqueio foi requisitado por partidos políticos do país.

A polícia disse que pelo menos 55 pessoas morreram no acidente. Autoridades locais e testemunhas acreditam que o número de mortos chegue a 70.

De acordo com as testemunhas, parentes das vítimas olhavam pelas pilhas de corpos em busca de conhecidos. Mas a maioria dos corpos estava tão queimada que o reconhecimento se tornou impossível.

O acidente ocorreu perto da cidade de Comilla, 100 km de Daca, quando o ônibus tentou desviar de um táxi que vinha na direção oposta, afirmaram testemunhas. O tanque de gás natural do ônibus explodiu e causou o incêndio. Sobreviventes disseram que o ônibus carregava passageiros do lado de dentro e no teto.

Um bloqueio nos transportes que vai durar três dias a partir de domingo foi pedido por partidos políticos que boicotam as eleições parlamentares de 22 de janeiro.

O protesto é contra o chamado "papel partidário" do governo do país, que foi acusado de manipular as eleições.

A Defesa Civil de Campos, more about no norte fluminense, website like this interditou agora à tarde a ponte federal General Dutra, na BR-101, que liga o município ao Espírito Santo e o Brasil de norte a sul.

O prefeito Alexandre Mocaiber disse que o vão central da ponte cedeu, devido à cheia do rio Paraíba do Sul, que atingiu a cota de 11,65 metros, "uma das mais altas da história do município".

O prefeito já relatou a situação por telefone ao governador Sérgio Cabral e ao Comando Militar do Leste. Com o fechamento da ponte todo o tráfego de caminhões de carga não terá condições de passar pelo município.

Segundo Mocaiber, a Ponte da Lapa, que corta a cidade de Campos, está com a sua capacidade limitada, e "não pode ser usada como opção para passagem de veículos pesados".

O prefeito já tinha decretado estado de emergência na cidade, devido à cheia do Rio Paraíba do Sul, a maior desde a década de 60.

Mocaiber informou que o nível do Paraíba do Sul já começou a baixar em São Fidélis, mas em Campos continua inalterado. Ele disse que sua maior preocupação no momento é com a ponte interditada, porque todo o tráfego da BR-101 passa por ali.

O serviço de inteligência dos Estados Unidos declarou que acredita que o presidente cubano, order Fidel Castro, cure tenha meses de vida, e não anos, como foi declarado recentemente. Segundo a AFP, um porta-voz do serviço insistiu que o líder de Cuba sofra com uma doença terminal, embora um médico tenha dito o contrário.

Fidel Castro, de 80 anos, foi submetido a uma intervenção cirúrgica em junho do ano passado e está até hoje se recuperando. Dias atrás o presidente cubano recebeu a visita de um médico da Espanha, que, na ocasião, garantiu que Fidel está progredindo e não está com câncer.

Um garoto encontrou um vídeo no computador do padrasto, check de 40 anos, sick que mostrava o homem estuprando uma menina de 12 anos. A menina era a irmã do garoto e o crime ocorreu em Padova, this site na Itália.

Segundo o jornal La Repubblica, o homem foi preso depois que a esposa, mãe da menina, viu o vídeo e o denunciou.

A mãe disse que a menina perdeu peso e mudou o comportamento depois do ocorrido. A jovem só relatou o estupro à polícia depois que a mãe e o irmão a convenceram. Ela estava arredia e não tinha contado porque o homem a ameaçou depois de violentá-la.

Um grupo de chineses saiu em busca no sábado de cinco funcionários de uma empresa de telecomunicações seqüestrados no Delta do Níger, try região petrolífera no sul da Nigéria, ed mas não se sabe onde eles estão ou quem os seqüestrou, disseram autoridades.

Homens armados invadiram o apartamento em que os chineses estavam, em uma vila remota, e os levaram à força na sexta-feira. Os seqüestradores não perceberam a presença do cozinheiro do grupo, que conseguiu escapar.

Seqüestros por resgates são comuns no Delta do Níger, uma região desprovida de eletricidade, água potável ou ruas asfaltadas. A área é responsável pela maior produção de petróleo da África.

"Ainda não conseguimos descobrir quem os seqüestrou ou onde estão detidos. Não recebemos nenhuma exigência", disse Wanh Lei, assessor político da embaixada chinesa em Abuja.

Wang disse que estava a caminho de Porto Harcourt, principal cidade do delta, para se reunir com um grupo de buscas formado por funcionários da embaixada e da empresa que contratou os chineses seqüestrados. Eles estão em contato com a polícia nigeriana da região.

Wang disse que os homens trabalham para uma empresa de telecomunicações que está cumprindo um contrato firmado com o governo nigeriano, mas se recusou a fornecer o nome da empresa.

O cozinheiro que escapou ainda está na região e está ajudando o grupo de buscas com detalhes que pôde observar durante o seqüestro.

O seqüestro dos cinco chineses parece ser obra de homens em busca de um resgate em dinheiro, e não há indicações de que seja politicamente motivado, segundo a polícia local.

Seqüestros desse tipo são comuns no Delta do Níger há muito tempo, mas se tornaram mais freqüentes em 2006.

Aumentou o número de reféns detidos por vários dias em áreas remotas de mangue, que são normalmente soltos depois do pagamento do resgate. No ano passado, porém, um britânico e um nigeriano foram mortos durante tentativas fracassadas das autoridades niger ianas de libertá-los.

Três italianos e um libanês, funcionários da petrolífera italiana Agip, continuam cativos desde 7 de dezembro. Eles foram seqüestrados pelos rebeldes do Movimento de Emancipação do Delta do Níger (Mend, na sigla inglesa).

O Mend, como outros grupos guerrilheiros do delta, afirma que luta pelo controle local do petróleo e por reparações depois de décadas de exploração de petróleo, que poluiu a região sem trazer benefícios aos moradores.

A China está investindo dinheiro e mão-de-obra na infra-estrutura nigeriana em troca de contratos para a exploração de petróleo. A Nigéria, um país pobre com 140 milhões de habitantes, espera que a relação com a China traga mais desenvolvimento ao país.

O crescimento dos financiamentos habitacionais com recursos da caderneta de poupança não prejudica as famílias de renda mais baixa porque libera mais recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para as camadas mais pobres da população. A opinião é da secretária nacional de Habitação, story do Ministério das Cidades, patient Inês Magalhães.

De acordo com a secretária, o fato de os financiamentos da caderneta de poupança, operados pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE), crescerem a um ritmo bem maior que os contratos que utilizam o FGTS não significa que apenas as famílias de renda maior estejam se beneficiando com a expansão do crédito imobiliário. "Na verdade, a classe média está ocupando um espaço próprio no mercado e permitindo que o Fundo de Garantia cumpra com sua função social", avalia Magalhães.

Segundo ela, a expansão do SBPE – cujo total de recursos liberados cresceu 91% em 2006, contra crescimento de 31% no volume financiado pelo FGTS – é importante para que o Fundo de Garantia ajude a diminuir o déficit habitacional nas famílias mais pobres. "Como a classe média não tinha mecanismos de financiamento próprio, recorria a produtos de baixa renda", explica a secretária.

Apesar de os investimentos do FGTS em habitação terem sido superados pelo total desembolsado nos financiamentos da caderneta de poupança, Magalhães ressalta que os contratos do Fundo de Garantia, que movimentaram R$ 7,3 bilhões até o final de 2006, também passam por um bom momento. "Assim como os financiamentos pela poupança, os recursos do FGTS em habitação também estão em níveis recordes", ressalta Magalhães.

Os professores do Curso e Colégio Objetivo divulgaram o gabarito não-oficial do dia do 1º Vestibular 2007 da Universidade de Brasília. Confira aqui as respostas dos dois tipos de prova. No domingo, dosage divulgaremos o gabarito do segundo dia.

 Prova Alfa:  Prova Beta
Língua Espanhola
1. C
2. E
3. E
4. C
5. E
6. C
7. E
8. C
9. C
10. E
11. C
12. E
13. E
14. E
15. C
16. E
17. E
18. E
19. C
20. E
21. E
22. E
23. E
24. C
25. C
26. C
27. C
28. E
29. C
30. E

Língua Francesa
1. C
2. C
3. E
4. C
5. C
6. E
7. E
8. C
9. E
10. C
11. E
12. C
13. E
14. E
15. E
16. C
17. C
18. E
19. C
20. E
21. C
22. C
23. C
24. C
25. E
26. E
27. E
28. C
29. E
30. E

Língua Inglesa
1. E
2. C
3. E
4. C
5. E
6. C
7. E
8. C
9. E
10. E
11. E
12. C
13. C
14. E
15. E
16. C
17. C
18. C
19. E
20. C
21. E
22. C
23. E
24. E
25. C
26. C
27. E
28. C
29. E
30. C

Linguagens e Códigos
e Ciências Sociais
1. E
2. C
3. E
4. E
5. E
6. C
7. C
8. E
9. E
10. E
11. E
12. E
13. C
14. C
15. E
16. E
17. E
18. C
19. E
20. E
21. C
22. E
23. E
24. C
25. C
26. E
27. C
28. C
29. C
30. C
31. C
32. C
33. C
34. C
35. C
36. E
37. C
38. C
39. E
40. E
41. C
42. E
43. E
44. E
45. C
46. E
47. E
48. E
49. E
50. C
51. E
52. E
53. E
54. C
55. E
56. C
57. E
58. C
59. E
60. C
61. C
62. C
63. C
64. E
65. C
66. E
67. E
68. E
69. E
70. E
71. E
72. E
73. E
74. E
75. E
76. E
77. E
78. C
79. C
80. E
81. C
82. E
83. C
84. C
85. C
86. C
87. E
88. E
89. E
90. C
91. E
92. E
93. C
94. E
95. E
96. E
97. C
98. C
99. E
100. E
101. E
102. C
103. C
104. C
105. E
106. C
107. E
108. C
109. C
110. E
111. C
112. E
113. C
114. C
115. C
116. C
117. E
118. E
119. E
120. E

Língua Espanhola

1. E
2. C
3. E
4. E
5. C
6. E
7. C
8. E
9. C
10. C
11. C
12. E
13. E
14. E
15. E
16. C
17. E
18. E
19. C
20. C
21. E
22. E
23. E
24. E
25. C
26. E
27. C
28. C
29. E
30. C

Língua Francesa
1. E
2. C
3. C
4. E
5. C
6. E
7. E
8. E
9. C
10. E
11. C
12. E
13. C
14. C
15. E
16. E
17. E
18. C
19. C
20. C
21. E
22. C
23. C
24. E
25. C
26. C
27. E
28. E
29. E
30. E

Língua Inglesa
1. E
2. C
3. E
4. C
5. E
6. C
7. E
8. C
9. C
10. C
11. E
12. E
13. E
14. C
15. C
16. E
17. E
18. C
19. E
20. C
21. E
22. C
23. E
24. E
25. E
26. C
27. C
28. E
29. C
30. E

Linguagens e Códigos
e Ciências Sociais
1. E
2. E
3. C
4. E
5. E
6. E
7. C
8. C
9. E
10. E
11. E
12. E
13. E
14. C
15. C
16. E
17. E
18. E
19. C
20. E
21. C
22. C
23. C
24. E
25. E
26. C
27. E
28. C
29. C
30. C
31. C
32. C
33. C
34. C
35. C
36. E
37. E
38. C
39. C
40. C
41. E
42. E
43. C
44. E
45. C
46. E
47. C
48. C
49. E
50. E
51. E
52. C
53. E
54. E
55. E
56. C
57. E
58. C
59. C
60. E
61. C
62. E
63. C
64. C
65. E
66. C
67. E
68. E
69. E
70. E
71. E
72. E
73. C
74. E
75. E
76. E
77. E
78. E
79. E
80. C
81. E
82. C
83. C
84. E
85. C
86. C
87. C
88. E
89. E
90. E
91. C
92. E
93. E
94. C
95. E
96. C
97. E
98. C
99. E
100. E
101. E
102. E
103. C
104. C
105. C
106. C
107. C
108. E
109. C
110. C
111. E
112. C
113. E
114. E
115. C
116. C
117. C
118. E
119. E
120. E

Leia também:
» Cerca de 20% dos candidatos não compareceram no local de prova do Vestibular

As autoridades de Nova Orleans, cure dispostas a acabar com uma onda de assassinatos na cidade, order disseram que apresentarão em breve medidas contra o crime que podem incluir um toque de recolher.

Pelo menos sete pessoas foram mortas na primeira semana do ano, diagnosis em um surto de criminalidade que gerou clamores do público por ação. O assassinato, na quinta-feira, de uma jovem cineasta, Helen Hill, aumentou a pressão sobre a polícia.

Hill foi morta a tiros em sua casa, próxima do Bairro Francês, durante uma possível tentativa de assalto. Seu marido, Paul Gailiunas, médico, foi encontrado segurando o filho do casal, de dois anos. Gailiunas também recebeu um tiro, mas sobreviveu.

O prefeito Ray Nagin e o chefe de polícia Warren Riley disseram em entrevista à imprensa que uma estratégia contra os assassinatos seria apresentada nos próximos dias.

O toque de recolher é uma das medidas em consideração, disse Riley. Um toque de recolher do por-do-sol até o amanhecer foi imposto na cidade nos dias caóticos que se seguiram ao furacão Katrina, que causou enchentes e destruição na cidade do sul dos Estados Unidos em agosto de 2005. Riley disse que o toque de recolher funcionou na ocasião.

Nova Orleans teve sua população reduzida pela metade depois do Katrina, para 480 mil habitantes. Em 2006, a cidade teve 161 homicídios, quatro vezes a média nacional de homicídios per capita, de acordo com estatísticas do FBI.

Nagin repetiu o apelo feito pela polícia na quinta-feira para que os cidadãos ajudem, dando informações sobre os assassinatos. Nenhuma testemunha apareceu por enquanto. "Se quisermos resolver este problema, teremos de ter mais participação dos cidadãos", disse o prefeito.

A taxa de homicídios de Nova Orleans, que por anos foi uma das mais altas dos Estados Unidos, é resultado da educação de má qualidade, desemprego e uma força policial pequena, de 1.200 homens, em comparação com 1.668 antes do Katrina.

Homens da Guarda Nacional e a polícia do Estado da Louisiana estão ajudando a patrulhar as ruas nas áreas mais devastadas pelo Katrina, na maior parte desertas. Mesmo que já tenham se passado 16 meses desde o furacão, Nagin disse que ele ainda afeta o estado emocional da cidade. A taxa de mortalidade, sem incluir homicídios, teve uma alta de 50% em relação ao período anterior ao Katrina, disse ele.

A polícia espanhola entrou em confronto com separatistas bascos em uma manifestação no norte da Espanha ontem, mind mesmo dia em que o corpo de um homem morto por um carro-bomba foi enviado para casa. O atentado foi atribuído ao grupo separatista ETA.

Milhares de separatistas realizaram uma manifestação na cidade basca de San Sebastian, viagra approved exigindo a libertação de prisioneiros membros do ETA. A manifestação resumiu-se à aglomeração de pessoas, uma vez que a realização de um comício foi proibida pelo tribunal superior da Espanha. Alguns manifestantes gritaram palavras de ordem como "independência" e "libertem os prisioneiros".

Uma semana atrás, os imigrantes equatorianos Diego Armando Estacio e Carlos Alonso Palate foram mortos por um carro-bomba no estacionamento de um aeroporto de Madri. O governo responsabilizou o ETA pelo ataque.

Os dois equatorianos foram as primeiras vítimas do grupo guerrilheiro desde maio de 2003, embora o ET A não tenha oficialmente reivindicado a autoria do atentado.

O corpo de Estacio foi retirado dos destroços na manhã de sábado. Depois da autópsia, o corpo foi colocado em um jato militar espanhol para ser levado a Guayaquil, no Equador.

Acredita-se que os dois homens estavam dormindo no carro, esperando por membros de suas famílias no aeroporto, quando a bomba explodiu. O corpo de Parate foi transportado para o Equador na quinta-feira. A explosão acabou com o processo de paz de nove meses no País Basco.

O ETA declarou uma "trégua permanente" em março, renovando as esperanças de que o último grupo guerrilheiro europeu baixasse as armas e negociasse uma solução para questões como a remoção de prisioneiros membros do ETA para perto de casa e a legalização da ala política da organização, o partido Batasuna.

O ETA iniciou sua atividade armada durante a fase final da ditadura de Franco, quando a cultura e língua distinta do País Basco foram suprimidas. Desde então, matou mais de 800 pessoas em sua luta de quatro décadas pela independência de uma área que recobre o nordeste da Espanha e o sudoeste da França.

A região agora tem grande autonomia, mas o ETA e o Batasuna ainda querem independência plena. Pesquisas mostram que cerca de um em cada sete espanhóis apóiam o Batasuna.

O rei da Espanha, Juan Carlos, disse que o país derrotaria "as barbaridades terroristas" por meios democráticos, com ações legais.

"Com plena confiança na ação firme de nosso Judiciário, na eficiência de nossas forças de segurança e no fortalecimento da cooperação internacional, vamos dar um fim à violência terrorista de uma vez por todas", disse ele às Forças Armadas em seu pronunciamento anual.

Desde o ataque no aeroporto, a polícia encontrou depósitos de explosivos no País Basco, aumentando os temores de que o ETA volte a atacar. Antes do atentado, houve uma advertência feita em nome do ETA, e o governo considera o grupo responsável pelas duas mortes recentes.

Um carro-bomba explodiu em um mercado na cidade de Hilla, page no Iraque, viagra 60mg hoje, matando duas pessoas e ferindo outras 11, informaram fontes da polícia e do Ministério do Interior, acrescentando que o número de vítimas pod e aumentar. A explosão ocorreu perto de um escritótio do governo local.

A cidade, de maioria xiita, tem sido alvo de ataques suicidas e violência sectária.

Três brigadas do Exército iraquiano que estão na região curda do norte e no sul xiita do país serão levadas para Bagdá para uma ação de segurança considerada central para as esperanças de evitar uma guerra civil, information pills disse hoje uma autoridade iraquiana.

Sami al-Askari, assessor do primeiro-ministro Nuri al-Maliki, disse que a movimentação das tropas é parte de um plano que prevê que as forças iraquianas assumam a responsabilidade da segurança de Bagdá, com as forças multinacio nais lideradas pelos Estados Unidos encarregadas dos arredores da capital.

Maliki anunciou o plano no sábado e prometeu acabar com os grupos armados ilegais ligados a todas as facções e linhas políticas, em sugestão de que pode reprimir também milícias de seus companheiros xiitas, o que é um a das principais exigências de Washington e da minoria árabe sunita, que já dominou o país.

O anúncio foi feito no momento em que o presidente dos EUA, George W. Bush, conduz mudanças de comandantes e diplomatas no Iraque e se prepara para divulgar uma nova estratégia, na próxima semana, que segundo autoridades pode incluir uma proposta de envio de mais 20 mil soldados a Bagdá. As brigadas iraquianas têm em torno de 1.200 soldados.

Askari disse que duas brigadas do norte, com maioria de soldados de origem curda, e uma do sul xiita serão enviadas a Bagdá para participar de uma operação que pretende limpar áreas que são "bases para grupos terroristas" e estacionar tropas de maneira permanente e a longo prazo.

Quando forças dos EUA lançaram uma grande operação em Bagdá na metade do ano, os esforços foram prejudicados porque não puderam manter o controle das áreas de onde os grupos haviam sido retirados.

Algumas unidades do Exército iraquiano recusaram-se a ser enviadas para zonas de combate e ficou provado que é difícil deixar de lado as lealdades sectárias.

Askari disse estar confiante de que as três brigadas adicionais podem chegar em breve e disse que o governo está determinado a combater a infiltração de milícias nas forças armadas.

"Há um plano junto com o plano de segurança para tentar limpar o Ministério do Interior e o ministério da defesa destes elementos", disse. "Isso leva tempo, porque não é uma tarefa fácil, mas sem isso o povo não vai confiar nas forças de segurança". Bagdá, onde vive mais de um quarto da população iraquiana em comunidades misturadas, vem sendo alvo de violência.

O enviado dos EUA, Zalmay Khalilzad e o general George Casey, que serão substituídos, disseram em comunicado conjunto que as forças norte-americanas estão prontas para ajudar a implementar o plano de Bagdá "conforme determinado pelos comandantes iraquianos e da coalizão".

Uma reportagem da televisão dos EUA disse que o secretário de Defesa Robert Gates recomendou o envio de mais 10 mil soldados ao Iraque, com opção de dobrar o número pra 20 mil nos próximos três meses. O Pentágono e a Casa Branca recusaram-se a comentar a reportagem.

Os oponentes democratas de Bush, que na semana passada assumiram o controle do Congresso dos EUA, questionam a necessidade de envio de mais soldados norte-americanos ao Iraque. Mais de 3 mil forças dos EUA morreram no Iraque desde a invasão em 2003 e muitos eleitores são a favor de uma retirada rápida das forças.

A polícia da Índia descobriu nove corpos na cidade de Hyderabad, order durante a investigação de crime sexual de dois trabalhadores que marcaram o segundo caso de assassinatos em série em poucos dias no país.

"Estamos descobrindo os corpos, ask um após o outro", disse S. Prabhakar Reddy, autoridade policial. O caso segue a descoberta dos ossos de 17 pessoas, a maioria crianças, em uma casa próxima de Nova Déli.

A polícia já prendeu dois homens depois que os dois trabalhadores de Hyderabad foram atacados sexualmente e tiveram suas cabeças esmagadas.

Os homens presos disseram à polícia que atacaram sexualmente 13 pessoas, a maioria homens. Eles podem pertencer a uma gangue.

A cidade de Hyderabad possui escritórios de várias empresas de tecnologia, como Microsoft, IBM, Dell, Oracle e Google.

A chuva que atingiu o estado do Rio de Janeiro nos últimos dias já deixou 2.371 desabrigados e 13.839 desalojados, online segundo o último boletim divulgado na manhã de hoje pela Defesa Civil Estadual. Ontem, as autoridades haviam informado que o número de mortos chegou a 26 em todo o estado.

Segundo o diretor da Defesa Civil, coronel José Paulo Queiroz, vários municípios decretaram estado de emergência. As áreas mais atingidas foram a região serrana, onde houve deslizamentos e desabamentos, o Norte e o Noroeste do estado, onde houve inundações.

"Ontem a noite, falei com alguns coordenadores municipais e regionais (da Defesa Civil). Ainda tínhamos problemas na região serrana, principalmente em Nova Friburgo e Sumidouro, e em Campos, em decorrência das inundações e da queda da ponte".

"Acredito que tudo esteja voltando à normalidade. Até porque não está chovendo. Em Campos, meu coordenador regional disse que o nível dos rios estão baixando. Assim como em São Fidélis e Itaocara. E, na Região Serrana, agora é esperar que tudo volte ao normal. Alguns governos municipais estão tomando medidas preventivas e esperamos que não haja mais chuvas", afirmou.

Na tarde de hoje, o governador do Rio, Sergio Cabral, e o secretário nacional de Defesa Civil, Jorge Pimentel, farão uma reunião com prefeitos da região serrana, para discutir ações para os municípios da área.

A Indonésia intensificou hoje os esforços para localizar um avião desaparecido. O vôo sumiu dos radares há seis dias com 102 passageiros a bordo.

Setecentos soldados e quatro helicópteros somaram-se à busca do 737-400, ailment de 17 anos, operado pela empresa Adam Air, informou o porta-voz do Exército, capitão Muyaldi en Makassar. Os esforços de busca estão sendo concentrados na ilha de Sulawesi.

Quase 2.900 soldados e policiais já estavam realizando a busca com quatro aviões militares indonésios, um Fokker-050 da força aérea local e um helicóptero. Um avião norte-americano também ajudou nas buscas.

Cláudio Maciel de Pontes, buy information pills 38 anos, about it casado e pai de quatro filhos, estudou até a 4ª séria primária e é líder comunitário. Ele é uma das 200 pessoas que vivem na comunidade quilombola de Cangume, na região do Vale do Ribeira, localizada entre os estados de São Paulo e do Paraná.

São nove comunidades de descendentes de escravos que têm em comum o modo de vida simples e a luta para conseguir a posse das terras onde vivem. São essas pessoas que no fim do ano passado lançaram sua própria a página na internet.

No endereço www.quilombosdoribeira.gov.br eles divulgam a cultura, a história e a luta pela terra nas comunidades onde vivem.

A idéia de criar uma página na internet surgiu a partir de um projeto do Instituto Socioambiental (ISA), que contou com apoio financeiro do Ministério do Meio Ambiente para capacitar as comunidades do Vale do Ribeira. Foram feitas oficinas de gestão de negócios, de empreendimento e de inclusão social.

Em Cangume existem apenas dois telefones públicos, e um celular, o do Cláudio. O posto de saúde mais próximo fica a 12 quilômetros de distância; o hospital a 35 quilômetros; e a escola da comunidade só ensina até a 4ª série.

Para continuar estudando os alunos precisam pegar um ônibus – cedido pelo governo do estado de São Paulo – pois, o centro de ensino mais próximo também fica a 12 quilômetros e as aulas são noturnas. As plantações são apenas para a sobrevivência. "Trabalhamos todos juntos na roça, o alimento reparte, o que sobra vende", resumiu o líder da comunidade.

Na região do Vale do Ribeira existem 20 comunidades quilombolas, mas apenas nove optaram por participar da página. Antes de o ISA começar o projeto na região, em dezembro de 2005, eles não conheciam computador, não sabiam o que era internet. O coordenador do projeto, José Strabert, disse que a idéia é maior do que o site, trata-se de inclusão social. Para ele o espaço virtual foi uma conseqüência.

"As pessoas não sabem que os quilombolas existem, as pessoas não conhecem os quilombolas. Esse Brasil plural precisa ser divulgado. O ISA apresentou a proposta do site para todos os líderes comunitários e eles aprovaram", disse Strabert. Mesmo sem conhecer a internet, as comunidades escolheram os assuntos a serem divulgados, ajudaram a escrever os textos e escolherem o visual da página.

O trabalho do ISA com as comunidades do Vale do Ribeira acaba em maio deste ano. Até lá Strabert espera que os quilombolas já sejam capazes de atualizar e manter o site sem ajuda. O problema é que das nove comunidades envolvidas apenas duas já tem computador.

"Dependemos de um financiamento, ainda não temos uma garantia para depois que o prazo expirar. Não sei como vai ficar a situação das comunidades depois de maio", lamenta.Os quilombos surgiram há mais de 300 anos, como focos de luta dos escravos pela liberdade. Hoje, a luta dessas comunidades é pela terra. Dos 20 grupos do Vale apenas uma já tem a posse da terra, quatro brigam na Justiça com particulares e 25 são reconhecidas como quilombo, mas não têm terra.

Ativistas e policiais enfrentaram-se em Bangladesh neste domingo, link deixando pelo menos 50 feridos no início de um protesto de bloqueio dos transportes para tentar atrapalhar as eleições gerais.

Testemunhas disseram que policiais também ficaram feridos nos confrontos em Shyamoli, área residencial da capital do país, Daca. A polícia usou gás lacrimogêneo e balas de borracha contra ativistas que jogavam pedras. Os manifestantes são parte de uma aliança multipartidária formada para boicotar as eleições de 22 de janeiro.

A polícia prendeu 30 pessoas em Shyamoli e em outras áreas. Autoridades do setor ferroviário disseram que os manifestantes pararam trens em cruzamentos importantes. A crise política aprofundou-se no país na quarta-feira, quando a aliança liderada pela ex-premiê Sheikh Hasina, chefe da Liga Awami, anunciou seu plano de boicote, acusando o governo interino de favorecer seus oponentes.

O Partido Jatiya, do ex-chefe do Exército Hossain Mohammad Ershad, e o Partido Democrático Liberal, liderado pelo ex-presidente A.Q.M. Badruddoza Chowdhury, também decidiram boicotar as eleições.

A aliança disse que o objetivo do bloqueio é forçar o presidente Iajuddin Ahmed a renunciar do cargo de chefe do governo interino e levar a comissão eleitoral a anunciar um novo calendário eleitoral. Iajuddin disse em comunicado no final do sábado que a eleição não pode ser adiada devido a restrições constitucionais.

Mas um assessor do governo interino, Shafiqul Haque Chowdhury, disse no domingo que o presidente pediu para seus vices consultarem grupos políticos rivais para ver se ambos os lados concordariam em adiar a votação.

A constituição estipula que novas eleições devem ser realizadas dentro de três meses depois do fim do mandato do governo.

A chefe do Partido Nacionalista de Bangladesh (PNB), Begum Khaleda Zia, encerrou seu mandato de cinco anos como premiê do país em outubro e entregou o poder para o governo interino liderado por Iajuddin.

No sábado, a polícia proibiu manifestações e bloqueios para tentar manter a ordem. Mas a aliança prometeu manter a paralisação dos transportes.

Em Savar, a 25 quilômetros de Daka, manifestantes atacaram carros que tentavam ignorar o bloqueio. Outros vinte veículos foram dani ficados e 40 pessoas ficaram feridas em todo o país, disse a polícia.

As operações no principal porto marítimo, em Chittagong, e em diversos portos terrestres que conectam o país à Índia e a Myanmar foram suspensas.

As tropas começaram a patrulhar as ruas da capital no sábado, e soldados paramilitares e membros da unidade de elite Batalhão de Ação Rápida foram mandados para outros pontos do país para conter o bloqueio. A Liga Awami anunciou um plano de bloquear o acesso ao palácio presidencial na terça-feira, provocando temores de mais violência.

Pelo menos 45 pessoas foram m ortas e centenas ficaram feridas em conflitos entre simpatizantes de Sheikh Hasina e de Khaleda Zia.

A Prefeitura de Nova Friburgo, physician na região serrana do Rio, informou que, neste momento, o tempo é bom no município onde na tarde de hoje o governador Sergio Cabral reúne-se com o secretário nacional de Defesa Civil, Jorge Pimentel, e com prefeitos da região.

Apesar disso, a cidade está em estado e cerca de mil pessoas trabalham para reparar os estragos provocados pelo temporal, que tem como saldo 11 mortos, 56 casas destruídas, 85 imóveis interditados e 282 pessoas desabrigadas e desalojadas.

O comerciante Marcio Barros, de 38 anos, é um dos desalojados. Sua casa foi interditada pela Defesa Civil municipal por conta do risco de desabamento de uma encosta localizada acima do imóvel. Desde quinta-feira, ele e a mãe de 66 anos estão abrigados em uma das seis escolas municipais destinadas a receber vítimas das chuvas.

"Todo mundo está vestindo uma única bandeira, que é a bandeira da solidariedade. As pessoas têm ido às escolas, têm levado mantimentos. A solidariedade tem sido muito forte, em função da dor das pessoas que perderam seus familiares e suas casas e que tiveram seus lares desabados. A população está triste, mas ao mesmo tempo quer colaborar", disse Barros.

Um cadáver foi encontrado em Ceilândia Norte em um matagal perto da QNR 4. O corpo do homem, approved que ainda não foi identificado, site estava em estado de decomposição.

Um outro homem, more about de 53 anos, foi encontrado morto na madrugada de hoje, por volta das 5h45, em uma parada de ônibus de Taguatinga Norte. Sesóstris Pereira Lemos tinha ferimentos causados por arma de fogo e a polícia está investigando o crime.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado