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Brasília

Cadastro de frequentadores dos restaurantes comunitários vai aprimorar atendimento

Subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes falou sobre o tema em videocast produzido pela Sedes em homenagem ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado nesta quinta (16)

Redação Jornal de Brasília

16/10/2025 20h15

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A medida é importante para a pasta conhecer o perfil das pessoas que frequentam os equipamentos e adotar estratégias adequadas para cada público atendido e para aprimorar o serviço, entre elas, o reforço na segurança | Fotos: Divulgação/Sedes-DF

Desde o início deste ano, a Secretaria de Desenvolvimento Social do DF (Sedes-DF) passou a realizar o cadastro dos usuários dos restaurantes comunitários. A iniciativa tem como meta identificar o perfil do público atendido e, a partir disso, planejar ações mais direcionadas para melhorar o serviço. Com base nas informações coletadas, a pasta pretende aperfeiçoar o funcionamento dos equipamentos, incluindo medidas como o reforço na segurança e a ampliação de estratégias de atendimento.

Esse foi um dos temas abordados na entrevista da subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Vanderlea Cremonini, ao programa Papo Social, que, neste mês, foi em homenagem ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado nesta quinta-feira (16). O videocast é veiculado no canal do Youtube da Sedes.

“Iniciamos o cadastramento aos poucos por vários motivos, primeiro, porque é interessante nós sabermos o perfil das pessoas que frequentam, quem é o nosso público, se são crianças, se tem parcela significativa de idosos, se são mais homens ou mulheres. Com essas informações conseguimos melhorar os nossos processos e desenvolver ações direcionadas. Outro fator é a questão do controle das duas refeições, isso evita desvios, identifica a população em situação de rua, que tem acesso gratuito às refeições. Também é uma questão de segurança da população porque conseguimos identificar todos os que estão frequentando e essas pessoas passam a respeitar mais aquele espaço de convivência”, explicou a gestora.

Sobre a quantidade de refeições que é servida nos restaurantes comunitários, Vanderlea Cremonini reiterou que o limite de duas refeições por pessoa em cada turno foi estabelecido após estudo prévio e planejamento na contratação das empresas terceirizadas que produzem a comida, com orçamento já definido.

“Isso já foi planejado de forma que a pessoa possa fazer a sua refeição no local e levar uma marmita para um familiar acamado, por exemplo, um filho que não pôde ir. Nosso contrato tem um limite, o recurso público é planejado”, destaca. “Na época da pandemia, nós liberamos uma quantidade ilimitada de marmitas e muitas pessoas acabavam fazendo mal uso disso, revendendo refeições, muitas vezes, com acondicionamento inadequado, o que pode gerar problemas de saúde.”

Sobre um eventual aumento da oferta para até quatro marmitas por pessoa, a gestora complementou: “O principal motivo que inviabiliza é o impacto orçamentário, precisaríamos ter essa previsão nos contratos atuais. Hoje, se tivermos que liberar até quatro refeições por pessoa, nós teríamos que limitar o número de famílias beneficiadas. Hoje o acesso é universal, qualquer pessoa que chegar em um restaurante comunitário vai fazer a sua refeição.”

Na entrevista ao Papo Social, Vanderlea Cremonini lembrou que foi importante fechar temporariamente alguns restaurantes comunitários para manutenção e adequação do espaço, devido ao aumento da capacidade de atendimento, já que, atualmente, 15 dos 18 restaurantes oferecem as três refeições (café da manhã, almoço e jantar), e abrem todos os dias da semana, incluindo domingos e feriados.

A subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Vanderlea Cremonini, deu entrevista ao programa Papo Social, feito pela pasta ​

“Alguns equipamentos têm mais de 20 anos de funcionamento sem nenhuma reforma e precisaram realmente dessa intervenção, de adequar o piso, a tubulação, a parte elétrica, construir uma nova câmara fria, que é onde guardamos os alimentos. Os espaços têm que ser projetados corretamente para atender ao grande fluxo de produção e garantir que todas as refeições tenham qualidade, alguns conseguimos fazer mais rápidos e outros demoraram um pouco mais, como o restaurante de Planaltina, por exemplo, que será reaberto em novembro”, pontua.

“Nosso videocast Papo Social tem o objetivo de levar informação de forma clara e assertiva, em uma linguagem simples, sem deixar de abordar temas importantes e até polêmicos. Queremos falar com transparência e sempre trazer novidades, para que a população conheça de perto as ações e programas da Secretaria de Desenvolvimento Social”, ressaltou a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.

O Papo Social é veiculado nas redes sociais da Sedes-DF com um resumo das notícias de destaque da pasta. O programa, que está na edição 99, foi reformulado para formato de videocast no canal do YouTube da Sedes, trazendo entrevistas que aprofundam temas importantes dentro da política de assistência social.

Com informações da Agência Brasília

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