Menu
Brasília

Bueiros sem proteção no Eixo Monumental ameaçam pedestres

Arquivo Geral

10/09/2014 7h40

Quem passa pelo Eixo Monumental, na altura do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, tem enfrentado transtornos. Bueiros sem tampa ou com a cobertura danificada fazem parte do cenário. Com a falta de proteção, os espaços acumulam lixo, terra e pedras, que, além da poluição visual, podem ocasionar riscos à população. A sugestão foi enviada ao Jbr.pelo Whatsapp.

Segundo o ajudante exterior Rodrigo Barbosa, 26, a atenção tem sido redobrada. “Agora há pouco, fui notar a presença do buraco quando já estava bem próximo”, explicou. 

A auxiliar de serviços gerais Jéssica Lima, 19, afirma que cuidados aumentam quando está acompanhada do filho. “Ele corre muito mais risco do que eu, por isso, quando saímos juntos eu tenho que ficar muito mais atenta”, explica.  

Riscos

O especialista em acessibilidade Pastor Willy Gonçalves diz que as crianças e os idosos são mais vulneráveis, além de pessoas com necessidades especiais. “Mas qualquer um pode ter problemas graves, caso se acidente”, disse.

O especialista diz que o espaço urbano do DF é hostil com o pedestre. “Não há uma humanização com quem anda a pé”, conta. Segundo ele, este é o momento ideal para reparos. “Com a chegada da chuva, os reparos ficam mais difíceis”, afirmou.

Responsabilidade

A responsabilidade pela manutenção desses espaços ainda é um mistério. O que se sabe é que a Novacap e Caesb estão entre as empresas que têm bueiros danificados na região. A primeira alegou que existem três formas de solicitar reparos: pela Administração Regional ou pela ouvidoria da Novacap, que presta atendimento pelo número de telefone 3403-2626. Neste último caso, a empresa verificará se é de sua responsabilidade ou se é de outra companhia. Já a Caesb disse que enviará uma equipe técnica hoje para avaliar se o bueiro é intervenção da empresa. Se for, o reparo será feito na hora.

Saiba mais

Segundo especialistas, a falta de uma tampa adequada pode, inclusive, comprometer o sistema ali instalado. 

Além dos riscos de acidentes, na época das chuvas, a situação costuma piorar. Isso porque o acúmulo de lixo causa entupimento e alagamento nas ruas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado