A manhã desta sexta-feira (1º) foi marcada pela cerimônia de posse da nova Brigada Florestal do Instituto Brasília Ambiental. O evento, que reuniu autoridades do Governo do Distrito Federal (GDF), representantes de instituições parceiras, membros da comissão avaliadora e agentes de unidades de conservação, oficializou o início das atividades dos brigadistas selecionados.
O processo seletivo que levou à formação da equipe foi composto por quatro etapas: avaliação curricular, teste de aptidão física, teste de habilidades com ferramentas agrícolas e curso de formação. Cada fase atribuiu pontuações específicas aos candidatos, sendo a nota do curso de formação — realizado no Instituto Federal de Brasília (IFB), Campus Samambaia — decisiva, com peso dobrado.
O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, destacou os esforços realizados para estruturar a brigada. “Este ano, começamos a nos dedicar à causa, na proposta da lei, depois na aquisição dos melhores equipamentos. Contamos com o trabalho de excelência de vocês e continuaremos a nos esforçar para que sejam sempre valorizados e reconhecidos”, afirmou.
A vice-governadora Celina Leão também enfatizou a importância dos novos brigadistas diante das condições climáticas do DF. “A seca no DF é muito severa, além de estarmos rodeados de áreas de proteção ambiental. O trabalho desses profissionais é primordial no cuidado com nosso meio ambiente”, ressaltou.
O secretário de Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, parabenizou os formandos e comemorou a continuidade da parceria entre a pasta e o instituto. “Nossas unidades de conservação são muito importantes para o equilíbrio do meio ambiente. Prudência, cuidado e sejam bem-vindos”, declarou.
O diretor-geral do IFB – Campus Samambaia, Paulo Henrique Ribeiro, reforçou o papel da instituição no apoio à formação da brigada. “Nosso campus tem cursos voltados para o meio ambiente e a preservação da biodiversidade, e estamos à disposição de todos vocês”, disse.
Durante a solenidade, alguns brigadistas receberam simbolicamente seus certificados, que serão entregues a todos os formados. Homenagens também foram prestadas aos servidores do IBGE falecidos em combate a incêndios florestais no início da semana, além de um reconhecimento especial à comissão organizadora do processo seletivo da brigada.
Após a posse, os novos brigadistas passam por uma etapa de ambientação, com instruções sobre normas, procedimentos e o funcionamento do instituto. Eles atuarão diretamente nas unidades de conservação sob gestão do Instituto Brasília Ambiental, reforçando a prevenção e o combate a incêndios no território do Distrito Federal.
Com informações do Brasília Ambiental
 
										 
									 
									 
									 
									 
									 
									 
                         
							 
							 
							 
							