Com o início da volta às aulas, cerca de 183 mil estudantes retomaram o uso do transporte público no Distrito Federal. Anualmente, mais de 280 mil alunos são beneficiados pelo Passe Livre Estudantil (PLE). O Banco de Brasília (BRB) reforça orientações para garantir o funcionamento contínuo do benefício.
“O BRB Mobilidade atua para assegurar que o Passe Livre Estudantil funcione de forma contínua e eficiente, contribuindo para a mobilidade dos estudantes do Distrito Federal. Neste período de retorno às aulas, é fundamental que os usuários estejam atentos às orientações e mantenham seus dados atualizados, assegurando o uso regular do benefício”, destaca o presidente do BRB, Nelson Antônio de Souza.
No primeiro uso do cartão PLE em cada semestre, o estudante deve aproximar o documento do validador do ônibus duas vezes consecutivas. Na primeira aproximação, ocorre a atualização das informações e a habilitação do cartão; na segunda, a catraca é liberada para a viagem. A atualização do cadastro estudantil e a verificação da validade do cartão são essenciais para a liberação do benefício.
O Passe Livre Estudantil é habilitado após o envio do calendário acadêmico e da lista de matrículas pelas instituições de ensino. Mensalmente, essas instituições devem encaminhar ao BRB Mobilidade as informações sobre a frequência dos estudantes, garantindo a manutenção do benefício.
Em caso de troca de instituição de ensino, o aluno deve inserir no sistema web do Passe Livre uma declaração de escolaridade atualizada, emitida pela nova instituição nos últimos 30 dias. Para mudança de endereço, é necessário anexar um novo comprovante de residência, com emissão em até 90 dias. A foto cadastrada também precisa estar atualizada, pois imagens antigas podem ocasionar falhas na identificação biométrica.
O sistema Passe Livre está disponível no site do banco, com acesso por login e senha, e pode ser utilizado para a solicitação inicial do benefício.
Em situações de perda, roubo ou furto do cartão, o bloqueio deve ser realizado imediatamente, por meio da Central de Atendimento, no telefone (61) 3120-9500, ou em atendimento presencial. Na sequência, o estudante deve anexar o boletim de ocorrência ao solicitar a segunda via, o que também pode ser feito presencialmente ou pelo sistema PLE. Nos casos de cartão danificado ou extraviado, a solicitação da segunda via deve ser realizada exclusivamente pelo sistema web Passe Livre, no menu “2ª via”.
Em todos os casos, é necessário o pagamento de uma taxa de R$ 5,40. O pagamento pode ser feito via Pix ou cartão de débito nos postos do BRB Mobilidade, ou nas agências e lojas do BRB Conveniência, por meio de depósito identificado em nome do BRB, na conta-corrente nº 027-049239-9, com posterior anexação do comprovante.
O prazo para emissão do novo cartão é de até dez dias úteis, contados a partir da data da solicitação. Após a aprovação, o estudante receberá as informações sobre o local e o agendamento para retirada do cartão.
Em caso de dúvidas sobre o uso do Passe Livre Estudantil ou outros serviços do BRB Mobilidade, os usuários podem entrar em contato por meio do chatbot disponível no site do BRB Mobilidade, pela Central de Atendimento, no telefone (61) 3120-9500, ou nos postos de atendimento especializados. A lista completa dos postos do BRB Mobilidade está disponível no site, na aba “Pontos de atendimento”.