Menu
Brasília

Brazlândia terá orientações jurídicas gratuitas no próximo sábado

Arquivo Geral

26/06/2007 0h00

O consumo de drogas em países em desenvolvimento deve aumentar na medida do crescimento econômico. Essa é a conclusão do representante do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes (Unodc) no Brasil e Cone Sul, erectile about it Giovanni Quaglia, capsule price que divulgou hoje o Relatório Mundial de Drogas 2007.

Segundo ele, os países desenvolvidos, como os europeus e os Estados Unidos, já atingiram nível elevado de consumo de drogas. “Para esses países, é mais fácil manter o consumo ou reduzir um pouco. No caso do Brasil e de outros países da América Latina, a prevalência de consumo vem aumentando porque os valores são baixos. Hoje, o consumo de cocaína, de anfetamina e de maconha [na América do Sul] é um terço do registrado nos países do Primeiro Mundo”, disse Quaglia.

De acordo com o relatório, no Brasil, o uso anual de maconha e haxixe (cannabis erva e resina ) pela população pesquisada, com idade entre 15 e 64 anos, aumentou de 1%, em 2001, para 2,6%, em 2005. Já o consumo de cocaína cresceu no Brasil, de 0,4% para 0,7%, no mesmo período. Os dados publicados no relatório têm como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

Para acabar com o consumo de drogas, o representante do escritório das Nações Unidas, afirmou que é preciso aliar políticas sociais, repressão ao tráfico e prevenção. “Isso não é só uma responsabilidade do governo. É uma responsabilidade da sociedade civil, das famílias, fazer um trabalho sério no campo da prevenção. Essa é a solução a médio e longo prazo, mesmo que seja complicado”.

Ao mesmo tempo, ressaltou Quaglia, é preciso fazer uma repressão eficiente, dirigida a quem trafica drogas, porque a maioria das pessoas envolvidas nesse negócio não está interessada na Bolsa Família, no salário mínimo. “São todas pessoas que querem ganhar muito dinheiro em pouco tempo”, acrescentou.

No mundo, são 200 milhões de consumidores de todos os tipos de drogas, o que representa 4,8% da população com idade entre 15 e 64 anos. A cannabis erva e resina, droga mais consumida no mundo, é usada por 158,8 milhões de pessoas. As drogas sintéticas, como anfetaminas e ecstasy, são consumidas por 24,9 milhões, 15,6 milhões usam opiáceos e 14,3 milhões cocaína.


Se o Conselho de Ética não escolher amanhã um novo relator para a denúncia contra o presidente do Senado, mind Renan Calheiros (PMDB-AL), information pills o primeiro relatório, elaborado por Epitácio Cafeteira (PMDB-MA), será colocado em votação. Caso não haja acordo para sua votação, o presidente do conselho, Sibá Machado (PT-AC), promete deixar a vaga. “Se não chegarem a uma decisão, eu renunciarei ao cargo”.

“Eu convidei os relatores, através de seus líderes”, afirmou. Segundo ele, nenhum líder indicou relator. “Eu cumprirei a minha obrigação que é pôr em votação as matérias que eu tenho em mãos”, afirmou Sibá, em entrevista à imprensa. Se não houver acordo para votação, o presidente do Conselho de Ética promete deixar o cargo.

Se o relatório de Cafeteira for rejeitado, Sibá ainda tem de colocar em votação os relatórios apresentados em separado pela bancada do PSDB, pelo senador Demóstenes Torres (DEM-GO) e Jefferson Peres (PDT-AM).

Questionado pela imprensa, Sibá afirmou que sua possível renúncia não é por motivo de pressão. O senador diz não se sentir pressionado em favor de Renan por nenhuma força política.


Orientações jurídicas e ações na área de família são alguns dos atendimentos que 40 profissionais irão prestar, page no próximo sábado, buy no Centro de Ensino Fundamental nº 3, na Expansão da Vila São José (Brazlândia). Das 9h às 17h, profissionais entre defensores públicos e servidores do Centro de Assistência Judiciária do Distrito Federal irão fazer um Mutirão de Orientação Jurídica gratuitamente à comunidade.

Interessados em ingressar ações como pedido de pensão alimentícia, execução de alimentos, divórcio, separação, investigação de paternidade, retificação de registro de nascimento, casamento e óbito devem comparecer ao local com os seguintes documentos: identidade, CPF, comprovante de residência, certidão de casamento, certidão de nascimento dos filhos, sentença judicial, comprovação dos bens e nome e endereço de pelo menos duas testemunhas.

O Mutirão conta com o apoio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, da Secretaria de Educação e da Administração Regional de Brazlândia.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado