Menu
Brasília

Brasilienses ocupam o Eixão do Lazer no feriado da Consciência Negra

Via bloqueada para veículos reúne famílias, ciclistas e pedestres em atividades ao ar livre ao longo dos 14 km do DF-002

Redação Jornal de Brasília

20/11/2025 16h09

thyelle loriato com sua familia

Thyelle Loriato gosta de fazer piqueniques com a família no Eixão: “É um local em que a gente pode trazer as cachorras. Aqui dá para vir todo mundo” | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

No feriado da Consciência Negra, celebrado nesta quinta-feira (20), o Eixão do Lazer voltou a reunir famílias, ciclistas e praticantes de atividades físicas que ocupam a pista livre de carros ao longo do dia. O espaço, que se transformou em um dos símbolos de convivência democrática de Brasília, funciona como ponto de encontro para quem busca movimento, descanso ou simplesmente um momento de convivência coletiva. Mais do que um trajeto sem tráfego, o Eixão segue reafirmando seu papel como área de memória, cultura e expressão social em meio à paisagem urbana.

A nutricionista Thyelle Loriato, 41, foi com a família inteira, incluindo as três cachorras. Ela conta que adora fazer piqueniques e que a família estabeleceu a meta de conhecer e aproveitar mais os espaços públicos de Brasília. “É um local em que a gente pode trazer as cachorras, porque ficamos muito limitados. Temos três, e a maioria dos lugares que aceitam pet permite só um. Aqui dá para vir todo mundo”, explica.

Por ser neurodivergente, Thyelle prefere ficar nas áreas mais afastadas do Eixão do Lazer, longe dos pontos de maior concentração. Ela destaca ainda a importância de o Estado democratizar o uso desses espaços e abri-los ao público. “Acho muito importante essa iniciativa nos grandes centros, principalmente para a gente que vem de fora e conhece pouquíssimas pessoas. Quem mora em apartamento, então, muitas vezes nem conhece os vizinhos. Aqui a gente interage: os cachorros brincam com os que passam, as pessoas param, conversam. É uma forma mais discreta de interação, pouco invasiva.”

Regulamentado pelo Decreto nº 46.226/2024, o Eixão (DF-002) permanece interditado para veículos das 6h às 18h, para garantir prioridade às atividades não motorizadas. O Eixão do Lazer ocorre aos domingos e feriados, quando a via é aberta para caminhadas, corridas, ciclismo, skate, patins e diversas práticas recreativas que ocupam o espaço durante o período sem trânsito.

O passeio entre mãe e filha esteve garantido no feriado. Moradoras da Asa Norte, Bárbara Almeida, de 40 anos, e a filha Ana Rosa, 9, aproveitaram o dia ensolarado para pedalar, ideia da pequena. “Hoje o papai ficou em casa, então eu vim pedalar com a mamãe. Eu que dei a ideia”, contou Ana Rosa, rindo.

Quando perguntada sobre o que mais gosta no Eixão do Lazer, Ana Rosa responde sem hesitar: “Tem muitos morros pra pegar impulso e muitas barraquinhas de água de coco. Eu gosto da água de coco”. Para ela, o espaço representa diversão, liberdade e convivência. “Significa se divertir, fazer piquenique, atividade ao ar livre. Teve uma vez que a gente fez piquenique com quase todo mundo da minha turma da escola, e depois a gente ficou pedalando.”

Bárbara completa dizendo que o Eixão é um espaço democrático e plural. “Aqui dá pra fazer de tudo: pedalar, caminhar, passear com as crianças e com os bichinhos. As áreas de lazer ajudam muito. Hoje mesmo vimos uma pessoa com uma carretinha levando dois cachorros e outra com o cachorro na mochilinha. Aqui você vê de tudo. É um espaço muito diverso.”

Bárbara Almeida aproveitou o feriado para se divertir no Eixão com a filha, Ana Rosa: “Aqui dá pra fazer de tudo: pedalar, caminhar, passear com as crianças e com os bichinhos”

O espaço também conta com barraquinhas de comidas e bebidas, além de pequenos eventos que podem incluir música ao vivo ou o uso de equipamentos de som amplificados entre 10h e 17h. A montagem das estruturas deve ocorrer até as 10h, enquanto a desmontagem precisa ser concluída até as 18h, horário em que a via é reaberta aos veículos. Essas regras garantem organização e segurança para quem ocupa o Eixão do Lazer ao longo do dia.

Ponto de encontro

Há 34 anos, o Eixão do Lazer é um ponto de encontro democrático da população brasiliense ao longo dos 14 km da via que corta Brasília de norte a sul. O Departamento de Trânsito (Detran-DF) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) são responsáveis pela organização e fiscalização do trânsito na área. A Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal), a Polícia Militar (PMDF) e outros órgãos também atuam na fiscalização das atividades.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado