Menu
Brasília

Brasília comemora centenário do vôo do 14-Bis

Arquivo Geral

21/10/2006 0h00

Ambos os candidatos à Presidência da República concentram suas campanhas na região Sul hoje. Geraldo Alckmin foi o mais votado na região no primeiro turno das eleições. Ele obteve 54, viagra approved see 93% dos votos válidos, approved ou seja mais de 8,3 milhões de votos, contra pouco mais de 5,2 milhões de seu adversário Luiz Inácio Lula da Silva, que correspondeu a 34,88% dos votos válidos.

Em Santa Catarina, onde Alckmin tem compromissos hoje, o PSDB teve a segunda maior porcentagem dos votos válidos dos estados brasileiros: 56,61%. Lula teve 33,22%. O estado só ficou atrás de Roraima, onde o tucano alcançou 59,73%. Já Lula visita no Paraná, onde perdeu para Alckmin com 53,01% votos válidos contra 37,9%.

No Rio Grande do Sul, estado onde os dois candidatos disputarão a atenção do eleitorado em comícios na noite de hoje, o candidato tucano venceu no primeiro turno com 55,76% dos votos válidos contra 33,07% de Lula.

PT e PSDB também decidirão no segundo turno as eleições para o governo do estado no próximo dia 29. Yeda Crusius, candidata tucana que obteve 32,9% dos votos válidos, disputará contra Olívio Dutra (PT), o segundo mais votado com 27,34%. Ambos estarão presentes aos comícios dos candidatos a Presidente da República.

 

Milícias xiitas enfrentaram a polícia iraquiana pelo segundo dia seguido hoje, sildenafil e um ataque de morteiro matou mais de uma dúzia de pessoas, enquanto o presidente norte-americano, George W. Bush, falava em mudar de tática para lidar com a violência.

Houve confusão sobre o número de mortos no ataque de morteiro após o anoitecer em Mahmudiya, no sul de Bagdá. Segundo a televisão estatal, 30 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas. Já fontes da polícia e do Ministério do Interior estimam o número de mortos em 16, e afirmaram que o ataque ocorreu em um mercado.

"Nosso objetivo no Iraque é claro e fixo: nosso objetivo é a vitória. O que está mudando é a tática que utilizamos para conquistar nosso objetivo", disse Bush em seu pronunciamento semanal no rádio.

O aumento da violência nas regiões xiitas é um teste da capacidade do governo liderado por xiitas de controlar as milícias. O conflito também expõe disputas de poder internas na coalizão governista que ameaçam complicar ainda mais a situação americana no País.

"Os ataques aumentaram significativamente nas primeiras semanas do mês sagrado muçulmano do Ramadã", disse o presidente dos EUA. "As últimas semanas foram duras para nossas tropas no Iraque e para o povo iraquiano."

Mais de 2,7 mil soldados dos EUA j á morreram desde a invasão do Iraque em 2003. Pelo menos 73 soldados morreram apenas no mês de outubro – se o ritmo for mantido, este será o pior mês para as forças dos EUA em muitos.

A escalada nos conflitos internos entre xiitas ocorre ao mesmo tempo em que xiitas e sunitas se enfrentam em conflitos sectários e que insurgentes atacam tanto o governo iraquiano quanto tropas dos EUA.

O tenente da polícia iraquiana Ali Naamah disse que a violência começou em Suwayra após 150 militantes do Exército Mehdi leais ao clérigo xiita Moqtada al-Sadr atacarem uma delegacia no vilarejo de Tigris (45 km ao sul de Bagdá). Ele disse que oito militantes morreram e dois civis ficaram feridos.

Um porta-voz de Sadr disse que o ataque à delegacia foi uma resposta a uma ofensiva por forças dos EUA apoiadas por helicópteros contra um escritório de Sadr, que matou seis pessoas.

O combate ocorre um dia após duros choques entre membros do Exército Mehdi e a polícia na cidade de Amara, que mataram pelo menos 25 pessoas em dois dias.

Sob intensa pressão dos EUA, o primeiro-ministro Nuri al-Maliki, que é xiita, prometeu desarmar as milícias. Mas Maliki depende do apoio de partidos que têm ligações com as milícias. Sadr comanda um grande bloco parlamentar que sustenta a coalizão e, caso fique em seu desfavor, poderia enfraquecer muito o governo formado há cinco meses.

 

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) auxiliará o Ministério da Agricultura, price com o monitoramento por satélite, adiposity na fiscalização de plantações de soja não certificada.

“O sistema de monitoramento identifica campos de soja desconhecidos e permite que equipes do ministério façam a fiscalização no local”, seek explicou Demerval Viana, sub-gerente de cultivo de sementes e mudas da Embrapa.

Segundo Viana, os satélites utilizados pela Embrapa registram imagens de plantações em um raio de 180 quilômetros. Essas imagens permitem a diferenciação de mudas de soja das de outras plantas. “Elas mostram o terreno, a umidade, a cor da planta e do solo. Com isso, conseguimos saber quando as sementes foram plantadas e qual a situação das mudas”, disse. Os campos de produção serão fotografados via satélite a cada 15 dias.

De acordo com Ywao Miyamoto, presidente da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), “as sementes precisam ter origem conhecida, precisam ser fiscalizadas pelo ministério e devem ser certificadas. Se não há isso, não são consideradas semente, tratam-se apenas de grãos de soja ensacados e vendidos para plantação”.

As sementes não certificadas (ilegais), acrescentou Miyamoto, são vendidas a um preço  menor e o produtor, na maioria das vezes, as compra de boa fé. “O agricultor pensa que está saindo no lucro, mas os prejuízos são grandes. As sementes, às vezes, nem chegam a germinar. São gastos, em média, 75 quilos de grãos por hectare, com sementes ilegais. Com sementes certificadas, que são atestadas, o gasto é de 50 quilos por hectare”.

Miyamoto também explicou que as sementes certificadas têm garantia de “sanidade, pureza, beneficiamento e germinação” e recebem um atestado do Ministério da Agricultura. “No preço dessas sementes está embutido o pagamento de royalties às empresas que as desenvolveram. Uma delas, no Brasil, é a Embrapa. Novas pesquisas, que fazem avançar a produção agrícola, são financiadas por esses royalties”, disse.

 

Para lembrar o centenário do primeiro vôo do 14-Bis, treatment na segunda-feira, a Base Aérea de Brasília e a Esplanada dos Ministérios são palco de comemorações neste fim de semana. Na Base Aérea, ao lado do Aeroporto, está repleta de atrações ao longo do dia, com exposição de aeronaves, de plastimodelismo, brinquedoteca e teatro de fantoches para o público infantil além de sorteios de brindes e vôos panorâmicos.

Às 16h, a Esquadrilha da Fumaça fará acrobacias. Também estão previstas uma exibição de pára-quedismo e uma apresentação da banda da Base Aérea. O evento ocorre até as 17h, com acesso aberto ao público.

Amanhã, os brasilienses poderão conhecer melhor a vida e a obra do inventor do 14-Bis, o brasileiro Alberto Santos Dumont, além de ver de perto uma réplica dessa histórica aeronave. Se o tempo colaborar, às 16h, a réplica do 14-Bis tentará reproduzir o primeiro vôo no gramado central da Esplanada. Na seqüência, a Esquadrilha da Fumaça encerrará o evento.

Na Esplanada, o público pode ainda conhecer um pouco do trabalho das Forças Armadas, das Polícias Civil e Militar do Distrito Federal, do Corpo de Bombeiros, do Detran, e das Polícias Federal e Rodoviária, que montaram estandes no local. Os visitantes podem também visitar helicópteros usados por essas instituições.

Serviço:
Data: 21 e 22 de outubro
Horário: 10h às 17h

Na Esplanada
– Barraca central: Réplica do 14-Bis, exposição sobre a vida e obra de Santos-Dumont e exposição de aeromodelos;
– Barracas laterais: atendimento de imprensa, Forças Armadas, Polícias e Corpo de Bombeiros.
– Domingo, a partir das 16h: tentativa de vôo da réplica do 14-Bis;
– Domingo, 17h: apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

 

Na Base Aérea
– Das 10h às 17h: exposição de aeronaves;
– 14h: show de aeromodelismo;
– 15h: pára-quedismo;
– 16h: demonstração da Esquadrilha da Fumaça.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado