Menu
Brasília

Brasileiro fica com o bronze no triatlo. Norte-americano vence

Arquivo Geral

15/07/2007 0h00


Potts conseguiu o tempo de 1h52min31s51, com boa vantagem sobre McMahon, que, cansado, cruzou a linha em 1h52min38s19. Juraci cruzou mais atrás, em 1h52m54s79.

Os demais brasileiros na prova terminaram mais atrás na classificação. Virgílio de Castilho, prata em Santo Domingo-2003, ficou em 13º com 1h54min49s39, enquanto Antônio Marcos fechou em 29º.

Foi a primeira medalha de bronze pan-americano brasileiro. Desde que o esporte passou a fazer parte do programa da competição, em 1995, o país havia conquistado um ouro (justamente no ano de estréia, com Leandro Macedo), e duas pratas (com Carla Moreno em Winnipeg-1999 e Virgílio Castilho, em Santo Domingo-2003).

Embora ainda não tenha conseguido o ouro no Rio-2007, as oito medalhas (cinco de prata e três de bronze) conquistadas até então fazem com que o Brasil seja o segundo país com maior número absoluto de conquistas – atrás apenas dos Estados Unidos, que levaram nove (seis de ouro, duas de prata e uma de bronze).

Andy Potts assumiu a liderança da disputa já no mar, durante a natação. A vantagem do norte-americano ficou mais evidente na transição para o ciclismo, e a diferença sobre os demais competidores passou a aumentar ainda mais. Enquanto isso, o brasileiro Juraci Moreira havia saído da água na sétima colocação e caiu para a 15ª no início da segunda parte.

Enquanto Potts pedalava sozinho à frente, com mais de 20s de vantagem sobre os adversários, um pelotão intermediário se uniu e iniciou a perseguição ao norte-americano. Logo em seguida, o grupo assumiu a liderança e passou a fazer um revezamento na primeira posição – inclusive com Juraci.

Deste pelotão, desgarraram-se o brasileiro e os canadenses Brent McMahon e Paul Tischelaar, enquanto Potts despencava para a 15ª colocação. Na corrida, McMahon e Tischelaar despontaram e abriram vantagem.

O norte-americano, porém, iniciou uma reação fantástica. Aumentando a velocidade, ele passou todos os adversários e tirou a vantagem de McMahon, que já liderava com boa diferença sobre o compatriota. Potts assumiu a primeira posição na parte final da corrida e, sem dificuldade, completou e venceu a prova. Juraci também passou Tischelaar, mas não conseguiu acompanhar o ritmo de Potts e nem chegar em McMahon.

< !-- hotwords -- >
< !-- /hotwords -- >

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado