O Brasil assegurou nesta sexta-feira a primeira colocação na fase de classificação do futebol de cinco dos Jogos Parapan-americanos do Rio de Janeiro. Em confronto entre as duas únicas seleções invictas do torneio, a equipe do técnico Antônio de Pádua venceu a Argentina por 2 x 0 e assegurou o aproveitamento de 100% na competição.
Os gols foram marcados apenas no segundo tempo, com jogadores que saíram do banco. Severino Silva abriu o placar, antes de Ricardo Alves marcar o segundo e decretar a quarta vitória brasileira em quatro jogos.
Com o resultado, os brasileiros chegaram aos 12 pontos e asseguraram a melhor campanha do futebol de cinco no Parapan, com 17 gols marcados e nenhum sofrido. Os argentinos completaram a primeira fase na vice-liderança com sete pontos, duas vitórias e um empate.
Na preliminar, em confronto das duas piores equipes do torneio até então, a Colômbia venceu o Chile por 4 x 2, depois de estar perdendo por 2 x 1. Com isso, os colombianos chegaram aos três pontos no torneio, garantindo a quarta colocação e isolando os chilenos na quinta e última posição.
Com o resultado, a Colômbia garantiu presença para a disputa do terceiro lugar deste sábado contra os paraguaios, que folgaram nesta sexta e que já haviam assegurado o terceiro lugar na primeira fase. Brasil e Argentina já haviam conquistado as duas primeiras colocações e disputam a medalha de ouro no domingo.