Sem se esforçar muito, a seleção brasileira derrotou o Vietnã por 2 a 0 hoje no Estádio Nacional Mai Dinh de Hanói, no último amistoso antes dos Jogos Olímpicos de Pequim, e acertou os ponteiros antes da estréia em busca do inédito ouro.
E a seleção começou arrasadora, marcando o primeiro gol da partida logo aos cinco minutos de jogo. O atacante Alexandre Pato recebeu de Ronaldinho Gaúcho dentro da área e, com habilidade, mandou a bola ao fundo das redes.
Embora tivesse a bola nos pés por mais tempo, os brasileiros não conseguiam furar a defesa vietnamita. Por sua vez, a equipe da casa atacou bastante, ainda que desordenadamente, mas não chegou a ameaçar o gol de Renan.
Aos 18, o zagueiro Thiago Silva trombou com um jogador do Vietnã e acabou sendo substituído. Como não tinha mais zagueiros – Alex Silva estava suspenso -, Dunga colocou Ramires e recuou o volante Lucas para atuar com Breno.
Visivelmente se poupando para evitar problemas de contusão, o Brasil chegou com perigo novamente aos 33, com Pato desviando uma bola de cabeça por cima do travessão.
O segundo tempo começou com uma bela defesa do goleiro Renan, que não tinha sido acionado até agora em toda a partida. Os brasileiros, por sua vez, não apresentavam a mesma dedicação da etapa inicial.
O Vietnã quase empatou aos 21 minutos, mas o chute acabou indo parar no travessão. A equipe da casa teve como destaque o goleiro brasileiro naturalizado Fábio dos Santos, ex-Vasco, que fez belas defesas e ainda arriscou uma cobrança de falta.
Mesmo assim, foi o Brasil que conseguiu marcar o segundo gol, em bela jogada de Thiago Neves. O meia do Fluminense se livrou da marcação e bateu de fora da área, superando Fábio dos Santos.
Jô ainda balançou as redes aos 37, mas o árbitro marcou impedimento no lance.
Com este jogo, o Brasil encerra sua preparação aos Jogos – na última segunda, goleou Cingapura por 3 a 0.
O técnico Dunga fez poucas alterações durante o jogo, já pensando na estréia pelo grupo C do torneio olímpico, diante da Bélgica. A partida será na próxima quarta, às 6h de Brasília, na cidade de Shenyang. Completam a chave a Nova Zelândia e a anfitriã China.