O remo brasileiro se despediu dos Jogos Pan-americanos com a sua primeira medalha de prata. Nesta quinta-feira, na última prova do cronograma da modalidade, o barco nacional do oito com ficou com a medalha de prata, atrás apenas dos norte-americanos, que faturaram o ouro.
Os brasileiros que estavam na disputa eram Marcelus Marcili, Gilbran Cunha, Leandro Tozzo, Alexandre Ribas, Renan Koplewski, Anderson Nocetti, Allan Bittencourt, José Roberto Nascimento e o timoneiro Nilton Alonco. Os atletas do país ficaram com o tempo de 6min33s36, a 10s89 dos vencedores, que cruzaram a linha de chegada em 6min22s47. O bronze ficou com a Argentina, que cravou 6min39s036 e completou o último pódio do remo no Rio-2007. No quarto e último lugar ficaram os cubanos, com o tempo de 6min42s99.
Com o resultado, Marcelus aumentou ainda mais o número de medalhas que conquistou em Pan-americanos. Remador nascido no Brasil com mais números pódios, ele faturou a sexta medalha, sendo três de prata e três de bronze. Logo atrás dele vem Gilbran Cunha, que chegou a cinco medalhas (três pratas e um bronze).
Assim, o remo brasileiro encerra a sua participação no Rio-2007 com três medalhas, sendo a prata do oito com e os bronzes no skiff simples, com Marcelus Marcili, e no dois sem, com Anderson Nocetti e Allan Bittencourt. O desempenho, porém, é pior em relação a Santo Domingo-2003, quando os remadores voltaram da República Dominicana com seis medalhas. O Brasil não conquista ouro na categoria desde 1987.