O Grupo A é encabeçado pelo Brasil, campeão sul-americano e país-sede, e conta ainda com Guatemala, Cuba e Paraguai. Por sua vez, o Grupo B é liderado pelos norte-americanos, detentores do título da Concacaf, e tem ainda Argentina, Equador e Costa Rica.
O Brasil fará sua estréia no dia 23 de julho contra os guatemaltecos, antes de medir forças contra os cubanos, no dia 24, e contra os paraguaios, no dia 25. A seleção guarani, por sinal, surge como a principal preocupação do técnico PC de Oliveira na primeira fase da competição.
A equipe alvirrubra passa por uma fase de renovação, e conta com o técnico Fernando Ferretti no seu comando. Ex-treinador da própria seleção brasileira, Ferretti se divide nas funções de treinador do Malwee/Jaraguá e do Paraguai, e conhece como poucos o estilo de jogo do Brasil.
“O Paraguai hoje tem um componente que é o Ferretti, que conhece bem o futebol brasileiro”, adverte o próprio treinador brasileiro. Apesar da presença paraguaia no grupo, PC de Oliveira definiu o sorteio como “interessante para nós”.
Os grupos classificam os dois melhores colocados para as semifinais, na qual acontece o cruzamento olímpico: campeão do Grupo A contra segundo colocado do Grupo B e campeão do Grupo B contra segundo do Grupo A. Os vencedores fazem a final no dia 28 de julho.