Deu a lógica na decisão da medalha de ouro do pólo aquático masculino dos Jogos Pan-americanos. O Brasil não suportou o ritmo dos Estados Unidos e acabou derrotado por 9 a 2 na final disputada nesta sexta-feira no Parque Aquático Julio Delamare.
Com o revés, o Brasil mantém o resultado obtido em Santo Domingo-2003, quando também foi derrotado pelos norte-americanos na decisão. Na história do Pan, o país permanece com apenas um ouro, conquistado em São Paulo-1963. Ainda por cima, os visitantes ficam com a classificação para os Jogos Olímpicos de Pequim.
Favorito ao ouro, os Estados Unidos começaram demonstrando sua melhor qualidade desde o início. Com pouco mais de dois minutos, os visitantes saíram na frente do marcador através de Jesse Smith.
Já os brasileiros sofriam no lado emocional e erravam algumas jogadas bobas. Pouco antes do final do primeiro período, os norte-americanos ampliaram a vantagem com Tony Azevedo.
No segundo período, o panorama continuou o mesmo dentro da piscina. O terceiro gol dos Estados Unidos saiu após bela finalização de Jeff Powers, que não deu chances de defesa ao experiente Pará. Pouco depois, o quarto veio novamente com Tony Azevedo. Apático, o Brasil ainda levou o quinto antes do intervalo: gol de Ryan Bailey.
Em vantagem, os Estados Unidos passaram a administrar a vantagem no terceiro tempo. Contudo, ampliaram mais o placar. Destaque da partida, Tony Azevedo marcou mais duas vezes (7 a 0).
O Brasil acordou a partir do final do terceiro período. Primeiro, Felipe Franco, o Mega, surgiu livre e finalizou sem chances para o arqueiro Genai Kerr. Já no último tempo, foi a vez de Erik Seegerer, o Ziga, deixar a sua marca: 7 a 2.
Só que os norte-americanos não quiseram dar chance ao azar e fizeram mais dois, com Ronald Beaubien e Daniel Hewko, definindo a vitória por 9 a 2 no Rio.