Coordenador do departamento feminino da Confederação Brasileira de Tênis, o francês Didier Rayon anunciou nesta quarta-feira quais serão os critérios para a definição das representantes do país que estarão nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, em julho.
Rayon, que também é o capitão do Brasil na Federation Cup, está na cidade de Campinas para acompanhar o treinamento das atletas juvenis que disputam vagas para o Campeonato Sul-americano por equipes nas categorias 14 e 16 anos. De lá, ele informou em caráter oficial quais serão os critérios para as três vagas.
Segundo ele, a brasileira melhor colocada no ranking da WTA na última segunda-feira de maio ganhará classificação automática. Ela terá a companhia da vencedora de um torneio seletivo e de uma terceira tenista, convocada por critério técnico. Desta forma, Didier acredita conseguir atrair as melhores tenistas do país para a competição.
“Acho bastante justo, já que a melhor atleta do ranking merece a convocação. A lista reflete seus resultados da segunda metade do ano passado até agora”, explicou Rayon, que tem a companhia nos técnicos Alexandre Hocevar, Luciana Tella, Sabrina Giusto e Renato Messias na comissão feminina, e que ainda explicou os outros dois critérios.
“O pré-Pan vai confirmar a melhor atleta em atividade naquele momento. O critério técnico será utilizado pela comissão feminina para premiar uma atleta que não conseguiu nenhuma das duas vagas, mas deve estar na competição por merecimento”, detalhou.
O torneio pré-Pan-americano será disputado entre os dias 6 e 10 de junho,