O Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) atua desde a madrugada desta quinta-feira (14) na Praça dos Três Poderes para desativar artefatos suspeitos encontrados na área. Até o início da manhã, ao menos quatro objetos foram detonados por precaução, de acordo com informações fornecidas pelos policiais que atuam no local.
A mobilização das forças de segurança na região se intensificou após um incidente envolvendo explosivos. Na noite de quarta-feira (13), Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, morreu após acionar explosivos em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF). Antes do ocorrido, duas explosões foram registradas nas proximidades da Praça dos Três Poderes: a primeira aconteceu quando um carro disparou fogos de artifício próximo ao Anexo 4 da Câmara dos Deputados, e a segunda foi causada pelo próprio Francisco, em frente ao STF.
Por motivos de segurança, a Esplanada dos Ministérios foi interditada desde a madrugada, bloqueando o trânsito de veículos e pedestres desde o Congresso Nacional até o Palácio do Planalto. As autoridades seguem monitorando a área e trabalham para garantir a proteção dos órgãos governamentais e das pessoas que circulam na região. As investigações para entender a motivação e as circunstâncias das explosões continuam.