O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) realizou, nesta quarta-feira (30/9), um treinamento operacional de resgate e evacuação de vítimas em altura, em duas edificações na Rua 25 Norte, em Águas Claras.
A atividade ocorreu nos edifícios Maison Viviane Reinaldi e Condomínio Vanessa, localizados em frente à Praça do Madero e separados por aproximadamente 60 metros. Durante o exercício, os militares montaram uma tirolesa a cerca de 80 metros de altura, ligando o 23º andar de uma das torres ao 13º andar da outra.
O treinamento simulou uma situação de incêndio nos pavimentos inferiores, com vítimas que precisariam ser retiradas a partir do terraço do edifício mais alto. O cenário incluiu o acesso das equipes ao local por meio de aeronave e, posteriormente, a montagem da estrutura para a travessia entre os prédios.

Os bombeiros utilizaram equipamentos e técnicas empregados em operações de salvamento em altura, incluindo triângulo de resgate, maca e tirolesa. A atividade também contou com instrutores posicionados nas duas edificações para acompanhar e orientar as equipes durante os procedimentos.
A instrução integrou o Curso de Salvamento em Altura e teve como objetivo aprimorar as técnicas utilizadas pelos militares em operações de resgate e evacuação de pessoas em locais elevados.