Menu
Brasília

Bombeiros seguem buscas por Jacob, homem desaparecido na Chapada

Nesta quarta-feira (11), chegou-se a 10 dias de buscas, mas, além do colete da vítima, nenhuma pista surgiu até então

Willian Matos

11/12/2019 13h47

Após 11 dias do desaparecimento de Jacob Vilar Santana, 31 anos, as buscas seguem. O Corpo de Bombeiros do DF (CBMDF) e de Goiás (CBMGO) estão reunidos nas proximidades do Vale da Lua, no Parque da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás-GO.

Os bombeiros explicam que não houve, até então, a possibilidade de usar um drone. As rochas do local cortam a comunicação entre o aparelho e o controle, inviabilizando a utilização. 

O que tem sido feito é a descida do curso do rio, realizada por especialistas em rappel e mergulhadores. Dois bombeiros estão desbravando a mata com cães farejadores. Do dia 4 de dezembro até a tarde desta quarta-feira, um helicóptero esteve na região com cinco militares tripulantes.

Ao todo, são 25 bombeiros, dois cães farejadores e quatro guias turísticos da Chapada dos Veadeiros. 

As chuvas têm deixado o nível do rio elevado. Nesta quarta (11), o sol abriu no local, o que pode dar um ânimo a mais nas buscas.

O caso

O homem desaparecido, Jacob Vilar Santana, de 31 anos, estava com a namorada, Jéssica Carmelo Zafalon, no Vale da Lua, no fim da tarde do dia 1º de dezembro. De repente, eles foram surpreendidos por uma tromba d’água. Desde então, Jacob não foi mais visto.

A namorada dele também foi levada pela correnteza, mas ela conseguiu se segurar em uma pedra. Os amigos, que também se salvaram, jogaram uma corda até ela e a puxaram.

No último dia 2, durante as buscas, os bombeiros encontraram o colete de Jacob. Voluntários que auxiliam nas buscas afirmam que o equipamento é de difícil retirada, o que leva a crer que ele teria o tirado do corpo por conta própria, dando a entender que ele pode estar vivo.

Colete que Jacob vestia antes de desaparecer. Foto: material cedido ao JBr

A região onde ocorreu o acidente é conhecida por ter grandes rochas e alguns poços utilizados para banho. As ocorrências de trombas d’água também são comuns na região. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado