Três pessoas foram vítimas de afogamento em diferentes regiões do Distrito Federal na tarde deste domingo (13). De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), duas crianças e um homem foram socorridos em ocorrências registradas em Arniqueiras, no Morro da Cruz, região do Paranoá, e na Prainha do Lago Norte. Nos três casos, as equipes conseguiram reverter o quadro e encaminharam as vítimas para hospitais de referência.
A primeira ocorrência foi registrada por volta das 15h, na Prainha do Lago Norte. Um homem sofreu um afogamento e foi retirado da água pelos guarda-vidas que estavam de plantão no local. Já às margens do lago, os militares iniciaram os procedimentos de emergência e acionaram uma equipe de suporte avançado. Após aproximadamente 30 minutos de reanimação cardiopulmonar (RCP), os sinais vitais da vítima foram restabelecidos. O homem foi levado em estado grave para uma unidade hospitalar, conforme regulação médica.
Cerca de 50 minutos depois, às 15h50, uma criança foi socorrida após um afogamento no Morro da Cruz, na região do Paranoá. Quando os bombeiros chegaram, encontraram a vítima já fora da piscina e recebendo os primeiros socorros dos próprios familiares. Os militares assumiram o atendimento e, após os procedimentos previstos para casos de afogamento, transportaram a criança consciente e orientada para um hospital de referência.
A terceira ocorrência aconteceu por volta das 16h, no Setor Habitacional Arniqueiras. Neste caso, familiares também já prestavam os primeiros socorros à criança quando as equipes chegaram. Antes mesmo da chegada das viaturas, os parentes receberam orientações por videochamada dos bombeiros que atendiam à emergência pelo telefone 193. Os militares deram continuidade ao atendimento e encaminharam a vítima consciente e orientada ao hospital.