Análises criminais produzidas pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal apontam que 90% dos homicídios registrados nos últimos dois anos possuem como principal motivação o acerto de contas entre criminosos, boa parte em decorrência do tráfico e uso de entorpecentes. Somado a drogas como o crack, o uso de bebidas alcoólicas se torna uma mistura perigosa. A combinação explosiva figura com facilidade no histórico de mortes violentas registradas no DF.
Para reduzir a incidência de homicídios, mais uma edição da “Operação Bares da Moda” foi desencadeada, na sexta-feira última, no Setor Comercial Sul, pela pasta da segurança. Nos últimos anos, sempre nos meses de janeiro – período característico em que o índice de homicídios aumenta –, a ação é intensificada. O resultado é uma linha descendente nos números.Em 2011, o DF registrou 56 mortes violentas, contra 48 em janeiro do ano passado. Faltando três dias para fechar janeiro de 2013, foram registrados 41 casos.
De acordo com o levantamento que identifica as chamadas manchas criminais – estudo que registra o dia, hora e local em que mais se registra ocorrências –, os perímetros de bares e boates que funcionam de madrugada são alguns dos locais onde mais ocorrem homicídios. A operação contou com a participação de policiais militares, civis, além de agentes do Detran, equipes do Corpo de Bombeiros e representantes da Vara da Infância e Juventude. O local já serviu de palco para dezenas de prisões tanto de pequenos traficantes quanto de usuários de crack.
Enfrentamento
Segundo o secretário de Segurança, Sandro Avelar, o modelo de operação periódica produz um efeito consistente quando o assunto é frear o número de homicídios. “Sabemos que 70% das mortes estão ocorrendo a menos de quinhentos metros da casa da vítima e boa parte está morrendo com mais de dois disparos. Além disso, o mesmo percentual de vítimas tinha passagem criminal e envolvimento com o tráfico ou uso de drogas. Com ações preventivas como a Operação Bares da Moda podemos evitar que homicídios com essas características ocorram”, afirmou.
Ação Conjunta
Em outro viés, a ação evita que estabelecimentos funcionem de forma irregular. Equipes do Corpo de Bombeiros checam se todas as exigências como itens de segurança estão em dia. A existência de alvarás de funcionamento também é confirmada por integrantes da Agência de Fiscalização (Agefis) que integram a operação. “Trabalhando de forma integrada com outros órgãos do GDF, como é o caso da Agefis, nós conseguimos levar mais segurança para a população em geral e mais especificamente para frequentadores de bares e boates do DF. Depois da tragédia que ocorreu em Santa Maria (RS), o governador Agnelo Queiroz determinou que todos os estabelecimentos cumpram as normas de segurança”, destacou Sandro Avelar.