A final do torneio de basquete feminino dos Jogos Pan-Americanos teve outra despedida, além do adeus de Janeth. O técnico Antonio Carlos Barbosa também deixou a seleção brasileira, depois de 11 anos seguidos no comando da equipe. Na carreira, acumulou um total de 19 temporadas à frente da seleção feminina de basquete.
“Minha maior felicidade é ter feito alguma coisa pelas meninas. Quero continuar ajudando, mas em outra função. Chegou a hora da mudança. Vou trabalhar nas categorias de base. Mas, antes, quero agradecer a todos”, declarou.
Após o jogo, o treinador foi homenageado, junto com Janeth, pela Confederação Brasileira de Basquete. Ambos ganharam um troféu pela contribuição ao esporte nacional.
Barbosa será substituído por Paulo Bassul, com uma árdua missão nas mãos: o pré-olímpico, no Chile, em setembro. Apenas o campeão vai a Pequim-2008. O Brasil terá de concorrer com os EUA, justamente o algoz do Pan. Bassul também não poderá mais com Janeth e pode ficar sem a armadora Adrianinha, que ontem expressou a vontade de não jogar o torneio, por motivos pessoais.
Para superar as dificuldades, Bassul contará com o trabalho de renovação de Barbosa. “É uma geração diferente. Ficamos muito tempo ancorados na Janeth. Teremos várias estrelas e não só uma”, previu Barbosa.
![]() |
