Por decisão da grande maioria presente em assembleia ontem, os bancários do DF encerraram a greve, assim como aconteceu em sete outros estados no País. A proposta da Federação Nacional dos Bancários (Fenaban), aprovada pela categoria, prevê um reajuste de 8% nos salários dos profissionais. Assim, após 26 dias de greve os bancos voltarão a funcionar normalmente a partir de hoje.
“Foi acordado que os bancários devem cumprir pelo menos uma hora a mais de trabalho por dia de segunda-feira a sexta-feira até o 15 de Dezembro”, explica uma das diretoras do Sindicato dos Bancários do DF, Talita Silva. O horário extra será utilizado para compensar os dias paralisados. Cada banco irá criar a estratégia de como essa hora será utilizada, provavelmente em serviços interno e administrativo.
Comemoram
Os correntistas e lojistas se mostraram aliviados com o fim da greve. Pedro Tavares, de 58 anos, por exemplo, chegou a atrasar as contas porque os bancos estavam fechados. “Não sei usar a internet para resolver nada, fiquei até sem tirar o pagamento. Se terminou, acho bom demais”, confessa.
O porteiro Marcos Antônio ficou a um dia de atrasar as contas. “Já estava ficando preocupado”, diz.