O Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Taguatinga festeja nesta segunda-feira (19) seus 33 anos de funcionamento. A partir das 10h, na entrada principal do hospital, será montada exposição fotográfica contando a história do setor. Também haverá homenagens às doadoras e servidores.
O Banco de leite do HRT garante atendimento integral, exclusivo com leite humano, a todos os bebês prematuros que nascem no hospital, além de colaborar com outras unidades da rede de saúde. O serviço é referência para a região Centro Oeste, América Latina e países africanos de língua portuguesa. Realizou entre os meses de janeiro a agosto a coleta de cerca de 1.600 litros de leite materno.
Com 33 anos de funcionamento, o Banco de Leite foi o primeiro do DF a oferecer leite materno a todas as crianças internadas no berçário. A iniciativa contribuiu para que o HRT fosse o quarto hospital brasileiro a receber o título Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Ministério da Saúde e Unicef em 1992.
A coleta do leite é realizada por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do DF, bastando a doadora ligar para 3352-6900 ou 3353-1017. O leite doado passa por um rigoroso controle microbiológico no laboratório de processamento e pasteurização, garantindo, assim, qualidade ao leite fornecido aos bebês.
A festa do BLH/HRT é realizada em parceria com os clubes de serviços Rotary Taguatinga Norte, Casa da Amizade e Corpo de Bombeiros Militar do DF.