O Clube Nipo-Brasileiro de Brasília recebeu a visita de autoridades japonesas na manhã antes do jogo entre Brasil e Japão. Durante o encontro, a delegação japonesa presenteou os diretores do clube com uma cópia do recém-aprovado Estatuto do Esporte daquele país.
O vice-ministro de Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia japonês, Hideki Niwa, e o embaixador no Brasil, Akira Miwa, conheceram as instalações do clube. Além de visitar o restaurante, as quadras de tênis e a piscina, um local em especial chamou a atenção das autoridades: o campo de beisebol. O esporte possui grande popularidade no Japão e a liga esportiva nacional de maior notoriedade é a Nippon Professional Baseball.
Time
O clima foi de descontração e cordialidade. Para o vice-ministro Hideki Niwa, o Japão possui um time bem preparado e pode conseguir bons resultados na Copa das Confederações. “Nossa equipe já está classificada para a Copa do Mundo e fez uma boa campanha nas Eliminatórias. Acredito que com esse jogo nós poderemos aprender técnicas com o time brasileiro e nos preparar para o Mundial”, disse Hideki Niwa, bem antes do resultado do jogo de ontem: 3 x 0 para o Brasil.
Segundo o presidente do clube Nipo-Brasileiro Tochio Matsunaga, a visita foi positiva. “É uma honra tê-los aqui. O embaixador já conhecia o clube e, com a visita do vice-ministro para a partida, ele quis conhecer porque sabia que a colônia se reúne aqui”, diz.
Para Matsunaga, as origens pesaram na hora de escolher um favorito na partida de ontem “Seria melhor se ficasse empatado”, brincou. O presidente do clube concordou com a delegação japonesa sobre o adversário. “Talvez o Japão esteja até melhor preparado, porque jogou nas Eliminatórias. Enquanto a Seleção Brasileira tem feito apenas amistosos”, afirmou.