Menu
Brasília

Audiência pública discutirá projeto de extração em jazidas minerais

Estudo de Impacto Ambiental será apresentado nesta terça-feira (4)

Redação Jornal de Brasília

03/11/2025 18h49

3.11. brasília ambiental. extração rocha calcária

Extração de rocha calcária terá projeto apresentado durante a audiência pública | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

Nesta terça-feira (4), das 19h30 às 22h30, o Instituto Brasília Ambiental promove uma audiência pública virtual para debater o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do projeto de extração e beneficiamento de rocha calcária e argila. O empreendimento está situado na Gleba Larga Queima Lençol, na DF-205, km 2,7, na Região Administrativa da Fercal. A reunião tem como propósito ouvir a comunidade e apresentar os efeitos ambientais esperados, fortalecendo a transparência e o diálogo com a sociedade sobre o licenciamento do projeto.

O evento será realizado no formato presencial, no salão Paradise Hall — DF-205, Quadra 2, Conjunto B, Lote 7 Oeste, Fercal. A reunião também será transmitida ao vivo por meio do canal do Brasília Ambiental no  YouTube, para quem não puder estar presente.

Na ocasião, será feita a exposição técnica do projeto e aberto um espaço para a participação de interessados. Todos os estudos, assim como as instruções de acesso ao canal de transmissão e o formulário para encaminhamento de contribuições estão disponíveis no site do Brasília Ambiental. 

“A audiência pública é fundamental para a transparência e a participação cidadã no processo de licenciamento ambiental”, enfatiza a vice-governadora Celina Leão. “É por meio de iniciativas como esta que garantimos que o desenvolvimento de nossa cidade seja pautado pelo diálogo, pela escuta atenta da sociedade e pelo compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar de toda a população.”

O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, complementa que  as audiências públicas são parte do procedimento do licenciamento ambiental de empreendimentos de maior impacto. “Nelas, são divulgadas à comunidade afetada todas as consequências ambientais previstas durante as obras e o funcionamento da atividade”, explica.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado