Menu
Brasília

Atleta volta do Chile com medalhas após reportagem do Jornal de Brasília

Arquivo Geral

30/11/2012 9h31

Da Redação

redacao@jornaldebrasilia.com.br

 

A trajetória da jovem carateca Mariana Carvalho da Silva, de dez anos, tem muita determinação e persistência. Sem patrocínio fixo, ela depende do auxílio de voluntários que estejam dispostos a ajudá-la. Em setembro, o Jornal de Brasília contou sua história e a dificuldade de conseguir recursos para  disputar o Mundial de Artes Marciais no Chile. Depois disso, muitas pessoas se mobilizaram e a esportista pode representar o País no evento. Ela voltou para casa com duas medalhas de prata. 

 

Após a publicação da reportagem, a Secretaria de Esportes cedeu duas passagens aéreas para que a atleta pudesse competir, por meio do programa Compete Brasília. O treinador da garota, Marcelo Souza, já havia tentado o benefício do governo, mas até então sem sucesso. A história também comoveu um rapaz, que fez uma doação em dinheiro para que a jovem pudesse viajar.  

 

Mariana conquistou o segundo lugar em duas modalidades dentro do caratê: o kata com bastão – com movimentos que simulam uma luta – e o kumite, que é a própria luta.  A atleta admite que ainda fica nervosa antes das lutas. Para o torneio no Chile, ela foi acompanhada de um tio, pois a mãe não pode ir. “Além de estar fazendo um esporte que eu gosto, eu posso conhecer cidades novas, mas o meu propósito foi o de competir”, afirma.

 

Treino na escola

A moradora de Águas Lindas (GO), na Região Metropolitana do DF, é um talento descoberto dentro de uma escola pública. A aluna da educação integral na Escola Classe 31, de Ceilândia, treina com seu professor e tem uma rotina intensa. O local do treino é uma sala de aula cedida pela direção de sua escola.

 

A jovem talentosa é considerada um exemplo a ser seguido por seus colegas e está servindo de inspiração. Os colegas querem conquistar também a oportunidade de poder viajar pelo mundo competindo. “Quero ser igual a ela quando eu crescer”, é o que deseja a colega de escola Lorrane Dias, nove anos, do 4º ano.

 

Com os resultados, a lutadora garantiu sua participação nos Jogos Pan-Americanos da modalidade, que será realizado em 2013, no Brasil. Para a grande competição do ano que vem, Mariana e seu professor estão reiniciando a busca por patrocínio. “Voltamos à mesma rotina. Temos de ir atrás de patrocínio. Infelizmente é assim, apesar de ela ter conseguindo bons resultados”, conta o professor. Os interessados em ajudar podem entrar em contato com o professor Marcelo pelo telefone 9651-3417 ou pelo e-mail marcelo.liukam@gmail.com.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado