Brasília se prepara para receber, pela segunda vez, o Mês da Juventude. Este ano, a programação será realizada entre os dias 27 de agosto e 28 de setembro e contará com atividades em diversas Regiões Administrativas.
Além da agenda proposta pela Coordenadoria de Juventude da Secretaria de Governo, a sociedade civil também foi convidada para construir o calendário. Organizações Não Governamentais (ONGs), movimentos sociais e membros do Conselho de Juventude (Conjuve-DF) participam da idealização dos eventos que acontecerão em todo o Distrito Federal.
“Na nossa opinião, esta é a parte mais importante da programação, é a que dá sentido ao Mês da Juventude, pois as atividades são planejadas e realizadas pelos próprios jovens em suas comunidades”, explica Carlos Odas, Coordenador de Juventude.
O Mês da Juventude é celebrado em agosto devido ao Dia Mundial da Juventude, comemorado no dia 12. Esta é a segunda edição da iniciativa, que movimenta a capital com atividades culturais, esportivas e de formação para todos os jovens.
Confira a programação completa do mês da Juventude aqui.
Ações para a Juventude no DF – A Política Distrital de Atenção ao Jovem, sancionada em agosto, marcou o início do mês comemorativo. A Lei 5.142 prevê a construção dos Centros de Juventude, a criação do Programa Renda Jovem de Cidadania, a instalação do Comitê Permanente de Acompanhamento e Avaliação de Políticas para a Juventude e a regulamentação do Conjuve-DF, já em atividade.
A pauta da Juventude tem sido destaque no DF durante todo o ano. No 53º aniversário de Brasília, a Praça Ibero-americana de Juventude trouxe atividades para todas as tribos, além de apresentações culturais e shows que comemoraram o título inédito de Capital IberoAmericana de Juventude, dado a Brasília pela Organização Ibero-americana de Juventude (OIJ).