A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) acaba de nomear cinco novos fonoaudiólogos. Desse total, um será encaminhado para o centro de saúde nº 11, da 906 Norte, para realizar um atendimento especial com pacientes com Síndrome de Down. Os demais assumirão o acolhimento no Bloco Materno Infantil de Sobradinho.
Atualmente, a SES possui em seu quadro 44 fonoaudiólogos. O último concurso foi em 2011. Desde então, a secretaria busca a realização de atendimentos especializados para pacientes com Síndrome de Down e um reforço na fonoaudiologia.
Pacientes com Down normalmente têm problemas relacionados à hipotonia, que causa a diminuição do tônus muscular responsável pela língua protusa, dificuldades motoras e atraso na articulação da fala.