Kátia Gomes
Uma queda de energia deixou o Hospital de Base, principal centro de atendimento hospitalar da capital, sem luz por cerca de 30 minutos na manhã deste domingo. Na região da Torre de TV, a falta de luz durou mais de 40 minutos. As pessoas que estavam no elevador ficaram presas e tiveram que ser socorridas pelos bombeiros. A Companhia Energética de Brasília informou que a falta de energia ocorreu por um defeito no servidor auxiliar da estação Brasília Geral de Furnas, localizada no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). O defeito desligou a subestação 2 da CEB. Toda a área central de Brasília foi afetada entre 9h20 e 10h30 da manhã.
Por mais de uma hora, os setores Comercial Sul e Norte, Hoteleiro Sul e Norte, Rádio e TV Sul e Norte, além do Setor Bancário Sul e Norte, foram afetados. A CEB informou que o problema foi resolvido às 10h30 e que a situação foi normalizada em toda a área central do Plano Piloto. O Guará também ficou sem luz por alguns minutos, mas segundo a CEB, a energia da cidade foi ligada pela estação de Taguatinga.
Relembre
O Sudoeste também registrou queda de energia na sexta-feira e no sábado. Outro local que sofreu com falta de luz foi o Cruzeiro Novo. A CEB informou que a queima de dois transformadores deixou as quadras 104 e 105 sem energia às 19h. Após seis horas sem luz, a energia foi restabelecida.
Na manhã da sexta-feira, um incêndio no Parque da Cidade deixou as quadras 100 e 300 do Sudoeste e do SIG sem luz. O fogo começou antes das 9h e foi controlado por volta das 10h.
O corte no fornecimento de energia ocorreu porque as chamas atingiram os equipamentos da CEB e a distribuição foi cancelada automaticamente.
Reajuste
A partir do próximo mês, os brasilienses vão pagar mais caro pela conta de luz. O reajuste será anunciado no dia 23 de agosto, depois da reunião da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e entra em vigor já a partir do dia 26. Até julho deste ano, a CEB recebeu 50 reclamações por falta de energia no Distrito Federal (DF).