Menu
Brasília

Arcebispo emérito de Brasília critica corrupção no País

Arquivo Geral

23/03/2015 5h50

Alan Resah
Especial para o Jornal de Brasília

Dom João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília, esteve ontem na capital para o lançamento do livro Sou João, Verdade e Diálogo na Igreja – Comunhão, realizado no auditório da Cúria Metropolitana (Esplanada dos Ministérios). A publicação, escrita em forma de entrevista, narra os percursos do cardeal e a trajetória de sua história que coincide com etapas decisivas da história recente do Brasil.

Questionado sobre como a formação religiosa e os ensinamentos da Igreja podem colaborar para o desenvolvimento da sociedade e dos processos políticos, Aviz não hesitou: “Não é possível organizarmos uma sociedade baseada no lucro e na exploração das pessoas. O povo não deixou de pagar impostos, não deixou de trabalhar. Então, o que esta acontecendo?”.

Atualmente prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, no Vaticano, Dom João afirmou acompanhar de perto o que acontece no Brasil. E demonstrou insatisfação ao falar sobre corrupção. “Tem gente que é indigna de ocupar o cargo em que está. O Brasil precisa mudar. E as mudanças que partem de nós têm que partir dos políticos também”, opinou.

Nascido no interior de Santa Catarina, Dom João Braz de Aviz foi um dos cinco cardeais brasileiros cotados a Papa após a renúncia de Bento XVI, em 2013. Sobre o lançamento do livro, o cardeal demonstrou timidez. “Fiquei um pouco sem graça sobre lançar um livro meu. Ele foi feito, sobretudo, para partilhar as experiências da vida e meus aprendizados”, finalizou Dom João, que chefiou a Arquidiocese de Brasília em 2004 .

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado