A história da pequena Elisa Sofia da Silva Teixeira está próxima de ter um final feliz. Após quase quatro meses de espera, a bebê conseguiu uma vaga na manhã dessa sexta (20) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) para a realização de uma cirurgia cardíaca. A pequena nasceu no dia 18 de fevereiro, no Hospital Regional de Ceilândia e desde então residia na unidade de saúde.
Leia mais: Bebê aguarda cirurgia no coração há mais de dois meses e corre risco de morte
No dia 13 de maio Elisa foi transferida para o Hospital Materno-Infantil de Brasília (Hmib) para tratar uma pneumonia, a terceira contraída desde o seu nascimento. Neste dia, a criança sofreu uma parada cardíaca. “Ela apresentou uma piora nesse dia. Após a parada os médicos nos disseram que ela iria morrer e que não havia mais chance de recuperação”, relembra Fátima Teixeira, mãe de Elisa.
Abaixo assinado
Fátima revela que a família fez um abaixo assinado na internet há cerca de duas semanas para conseguir a cirurgia. O secretário de Saúde, Humberto Fonseca, prometeu que a criança faria a cirurgia necessária no Instituto de Cardiologia assim que recebecesse alta. “O secretário me ligou dizendo que havia visto o abaixo assinado na internet e que a Elisa seria encaminhada ao ICDF em breve. Me senti aliviada”, afirmou.
Até a tarde desta segunda (23), a petição online tinha mais de 98 mil assinaturas. Ainda de acordo com a mãe da bebê, Elisa já apresenta melhoras e está passando por alguns exames para que possa ser marcada a data da cirurgia.