Os moradores de Planaltina liberaram na tarde desta segunda-feira (21) a BR-020, principal via de acesso ao Plano Piloto. De acordo com a Polícia Militar (PM), cerca de 400 manifestantes bloquearam a entrada da cidade em protesto a paralisação dos ônibus que atendem a população. Um grupo de moradores deve se reunir, ainda nesta tarde, com o administrador de Planaltina, Professor Nilvan Pereira, um representante da secretaria de governo, Robson Crusoé, e o diretor técnico do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Lúcio Lima, no Palácio do Buriti.
Eles pedem melhorias no transporte da cidade, uma passarela na via, a ampliação das paradas de ônibus e a construção de uma rodoviária com um posto da PM dentro do local. A BR-020 ficou fechada durante toda manhã causando transtornos aos motoristas. Segundo a PM, o protesto foi pacífico, ninguém ficou ferido ou foi preso. Quem seguia para Planaltina, teve que usar a DF-230, já quem vinha para o centro de Brasília, teve que pegar a DF-128.