Menu
Brasília

Anta resgatada teve queimadura nas quatro patas

Animal é um macho de 73kg e se recupera no Zoológico de Brasília

Vítor Mendonça

19/09/2024 16h48

Anta ferida permaneceu imóvel até o resgate dos brigadistas. Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

A anta resgatada no fim da tarde de ontem em meio à área queimada do Parque Nacional de Brasília está se recuperando no Zoológico de Brasília. Em razão do incêndio subterrâneo, o macho de 73 kg chegou com as quatro patas queimadas e sem as unhas. O animal estava desidratado e inalou fumaça, segundo o Zoo.

Ela foi encontrada por brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) deitada na região próxima ao Córrego Bananal, perto da Granja do Torto, onde o incêndio da reserva começou no último domingo (15). O Jornal de Brasília esteve no local no momento em que os brigadistas a encontraram.

Combate aos incêndios subterrâneos

O Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) continua a combater a expansão do incêndio subterrâneo que atinge o Parque Nacional de Brasília em dois focos. De acordo com o comandante operacional da corporação, coronel Pedro Aníbal, a preocupação é com a preservação de matas de galeria – região de floresta mais fechada, próxima a cursos d’água – e nascentes. Este é um dos tipos de queimadas mais difíceis de se combater.

“O nosso trabalho se resume ao resfriamento desses pontos e à vigilância para evitar que haja novas propagações do incêndio. O incêndio subterrâneo é um dos mais difíceis porque não vemos o local onde o fogo está queimando. Não existem chamas. Vemos pontos de fumaça, mas sabemos que ali naquela região tem um incêndio subterrâneo”, explicou o coronel.

O incêndio subterrâneo se espalha a partir do material orgânico presente principalmente em matas de galeria – próximas a cursos d’água. O combustível nesta situação está acumulado no solo e nas raízes das árvores, que também são consumidas. Por isso, é comum que muitas árvores caiam. Abaixo do chão, forma-se uma espécie de estufa, mantendo o calor e a baixa umidade constantes.

Na tarde desta quinta-feira (17), o governador do DF, Ibaneis Rocha, está em reunião com outros governadores do país, no Palácio do Planalto, para discutir com a União os avanços dos combates aos incêndios que acontecem em todo o Brasil. O encontro está sendo guiado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Veja vídeos da anta resgatada

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado