Equipamentos públicos de saúde do Distrito Federal, como hospitais e centros de atendimento, receberão, a partir da próxima segunda-feira (3), apresentações e atividades artísticas e culturais, com o objetivo de humanizar os ambientes. A iniciativa é denominada “Circuito de Ocupação Cultural para Saúde”.
A parceria entre as secretarias de Saúde e Cultura e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que trata do plano de trabalho
da medida, foi assinada nesta quarta-feira (29), em solenidade no Palácio do Buriti.
“Esse projeto é a materialização de um instrumento de articulação entre as secretarias de Cultura e Saúde. Nós estamos levando em conta o bem-estar do cidadão e do servidor público, que são tão importantes para mudarmos a realidade do DF”, afirmou o secretário de Cultura, Hamilton Pereira.
A etapa inicial do projeto, coordenado pela Casa Civil do DF, ambas as secretarias e a Fiocruz, terá duração de três meses e será realizada no Hospital Regional de Ceilândia (HRC), no Centro de Atenção Psicossocial de Taguatinga (Caps II), no Centro de Saúde nº 1 de Planaltina e na Fiocruz Brasília. Ao final da primeira edição, outras unidades serão contempladas.
O primeiro mês do Circuito tem como foco os servidores e profissionais da Saúde. Nos outros meses, as atividades serão voltadas aos pacientes e ao público em geral.
“O Circuito atende não só os pacientes, mas também os servidores. O grande desafio da nossa gestão é a humanização dos ambientes de trabalho dos nossos equipamentos de saúde. O governador Agnelo Queiroz tem insistido muito nisso”, disse o secretário de Saúde, Rafael Barbosa.
Em fevereiro, as atividades preveem uma apresentação musical no refeitório do Hospital de Ceilândia, uma oficina de teatro no Caps II e na Fiocruz Brasília, e leitura de cordel no Centro de Saúde nº 1 de Planaltina.
A programação com os locais de realização do Circuito será divulgada na segunda quinzena do mês anterior à ação. Outras cidades do Distrito Federal receberão o projeto após o final da primeira etapa.
FAC
As apresentações artísticas selecionadas para o “Circuito de Ocupação Cultural para Saúde” integram as contrapartidas previstas no Fundo de Apoio à Cultura (FAC). Todo artista com projetos aprovados e realizados pelo FAC precisa dar uma contrapartida em apresentações culturais e oficinas para a Secretaria de Cultura, correspondente a 10% do valor total do projeto.