“Pedimos segurança para trabalhar e para os alunos estudarem”. A declaração é de Lourdes Medeiros, professora da escola em Valparaíso onde o aluno Fagner Alves, de 17 anos, foi assassinado. Alunos e professores da Escola Estadual Fernando Pessoa estão indignados com a violência dentro das salas de aula. Lourdes e seus alunos, munidos de cartazes e faixas, cobraram de autoridades uma mobilização maior em relação à falta de segurança na Região Metropolitana do Distrito Federal.
O coronel Edson Costa, chefe do Gabinete de Gestão de Segurança do Entorno do DF (GGS), levantou a questão de quem é o responsável pela região e lembrou que ela faz parte das políticas públicas tanto de Goiás como do Distrito Federal. Costa afirmou que com uma parceria do Ministério da Justiça, um levantamento está sendo feito para avaliar as necessidades das polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros na Região Metropolitana.
O coronel disse ainda que está sendo avaliada a criação de uma delegacia de homicídios, um instituto técnico-científico, que dê suporte às investigações da perícia, e um Instituto de Criminalística, tudo isso para atender somente à Região Metropolitana.
O encontro entre a população e as autoridades ocorreu durante audiência pública sobre a segurança da região, ocorrida na Câmara Legislativa do DF, na tarde de ontem. A iniciativa foi do deputado Wasny de Roure (PT), que abriu a discussão defendendo ações integradas urgentes para garantir maior segurança aos moradores de ambos estados.
Wasny propôs que os entes da Federação discutam a aplicação de mais recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste, estimados em cerca R$ 10 bilhões, no orçamento do próximo ano, em ações efetivas de segurança pública para o Entorno.
Leia mais na edição deste sábado (13) no Jornal de Brasília.