Menu
Brasília

Alunos de colégio doam chocolates e brinquedos a crianças de lar assistencial

Arquivo Geral

01/04/2015 6h30

Valores morais, ensinamentos, humanidade, amor ao próximo, sorrisos e chocolate. Essas são algumas das palavras que podem descrever a tarde de ontem, com a entrega de ovos de Páscoa realizada pelo colégio Vital Brazil ao Lar Assistencial Maria de Nazaré (Lamana), ambos localizados em Samambaia. A campanha Páscoa Solidária durou um mês e arrecadou, além de chocolate, alimentos não perecíveis e brinquedos para os alunos da entidade.

Sem saber do que se tratava, os 150 estudantes do Lamana, com idade entre dois e cinco anos, se surpreenderam com a visita. “Nós tivemos conhecimento do lar assistencial graças à mãe de um aluno nosso, que explicou quem são os atendidos aqui. Então, resolvemos lançar a campanha de arrecadação no colégio, que durou todo o mês de março, e agora estamos aqui para fazer a entrega”, explicou a diretora pedagógica do Vital Brazil, Rosa Barbosa Santana. 

 

Condições distintas

Na instituição, crianças moradoras da região de Samambaia permanecem por período integral. “Sabendo que muitos aqui não têm condições financeiras de comprar um ovo de Páscoa e ter as coisas do  mesmo modo que os alunos do nosso colégio, a campanha se disseminou rapidamente entre os estudantes, que prontamente aderiram à ideia”, revelou o coordenador de Ensino Fundamental II e Ensino médio, Carlos Pessoa. 

O coordenador relatou que a disputa para estar presente à entrega foi grande. “Infelizmente, não pudemos trazer todos que quiseram participar, mas só de ver a empolgação deles já deu para sentir que a campanha mexeu com cada um”, contou Carlos.

 

Outra iniciativa

“Esse não é o único projeto com esse cunho desenvolvido pelo Vital Brazil. Nós levamos, na semana passada, um grupo de alunos do terceiro ano do Ensino Médio para visitar um abrigo de idosos. Logo começaremos o período de arrecadação para, posteriormente, realizarmos a distribuição”, afirma Carlos. 

Para o coordenador, esse tipo de ação é extremamente importante para a formação de caráter dos jovens. “É criar essa sensibilidade. As duas instituições são tão próximas e os alunos não faziam ideia da diferença de realidades. Esse tipo de iniciativa é fundamental para resgatarmos a questão de valores e os princípios morais dos estudantes”, destaca. 

Gesto solidário surpreende e emociona

“Nunca participei de nada parecido, achei muito legal poder entregar e ver no rosto deles a alegria por ganhar um presente”, revelou a aluna do sexto ano Emily Nayara, de 10 anos, que acrescentou: “Só me deu mais vontade de participar das outras campanhas do colégio, é uma sensação muito boa”.

A diretora pedagógica do Lar Assistencial Maria de Nazaré (Lamana), Eliete Farias, falou sobre a importância de uma iniciativa como essa para a instituição. “Muitos dos nossos estudantes não têm condições de comprar ovos de Páscoa e sabemos que, principalmente para essa faixa etária, as propagandas são muito impactantes. Essa ação deles é muito importante para fechar o conceito de Páscoa que demos a eles. Nós explicamos o que é o feriado, de onde vem, mas crianças, querendo ou não, querem chocolate e eles possibilitaram isso”, destacou a diretora.

“Essa questão da surpresa foi muito boa. Quando eles viram as caixas e começaram a receber os presentes, ficaram extremamente eufóricos. Alguns já queriam voltar para a sala para abrir as embalagens”, contou a monitora do Lamana, Renata Lira. “Sei que esse gesto, para muitos desses alunos, será marcante, pois, para alguns deles, será o mais próximo da Páscoa que eles terão”, reforçou Lira.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado